sábado, maio 15, 2021

Após mãe e filho, Bombeiros encontram corpos de pai e filha abraçados em casa de família atingida por barreira em Jaboatão dos Guararapes (PE)


Osvaldo, Sílvia, Otávio e Isabele foram soterrados por barreira quando estavam em casa, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Acervo de família/Reprodução

Os corpos de pai e filha que estavam desaparecidos após um deslizamento de barreira em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foram localizados neste sábado (15). Segundo a equipe de buscas do Corpo de Bombeiros no local, os dois morreram abraçados no sofá da casa. Além deles, já haviam sido localizados o outro filho do casal, um adolescente de 16 anos, e a mãe, de 36 anos.

O Corpo de Bombeiros trabalhava desde o começo da noite da quinta-feira (13) para localizar os quatro. Foram mais de 36 horas de atuação até localizar as vítimas, todas da mesma família.

O solo encharcado e o risco de deslizamento dificultaram o trabalho para encontrar os corpos do carregador Osvaldo Pessoas de Siqueira, 39, e da filha caçula do casal, Isabele Pessoa de Siqueira, de 12 anos.

As buscas foram acompanhadas de perto pela família. Alguns parentes tiveram de ser amparados quando as mortes do pai e da filha foram confirmadas. A autônoma Mirian da Silva, irmã da mãe dos dois adolescentes, Sílvia Regina da Silva, agradeceu a todos que participaram das buscas

"Nós já imaginávamos que estavam sem vida, mas nós queríamos os corpos fora desses escombros. [...] É uma perda irreparável de quatro membros de uma família só", disse Miriam.

Corpos de pai e filha foram encontrados, neste sábado (15), em local onde barreira deslizou na quinta-feira (13), em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife — Foto: Giuliano Roque/TV Globo

Os bombeiros utilizaram retroescavadeira e demoliram o que restou do imóvel onde a família vivia para ampliar as buscas. Por volta das 9h30 deste sábado, os dois foram localizados sem vida no sofá, segundo informou o Corpo de Bombeiros no local.

A Polícia Civil informou que um inquérito foi aberto pela Delegacia de Cavaleiro, que fica responsável pelas investigações do caso.

Deslizamento e buscas

Pai, mãe e os dois filhos de 12 e 16 anos estavam na residência, em Cavaleiro, quando o ocorreu o desabamento, por volta das 17h, na 6ª Travessa Travessa Murilo Braga. Chovia muito no momento do deslizamento e o local estava cheio de lama.

Três horas e meia depois, às 20h30, os bombeiros encontraram o corpo de Otávio Siqueira, de 16 anos, em um ponto da casa que não foi possível identificar por conta da destruição.

A mãe dele, a dona de casa Sílvia Regina da Silva, de 36 anos, foi localizada às 10h30 da sexta (14) sob os escombros no local onde ficava a cozinha. O cachorro da família foi encontrado morto na tarde da sexta (14).

Uma das dificuldades enfrentadas pelos bombeiros foi isolar o local do acidente. As equipes de resgate contaram com o apoio da Polícia Militar para manter as pessoas afastadas da área.

Dois cães da raça labrador foram levados pelos bombeiros para ajudar nas buscas pelos desaparecidos. Os animais ajudaram a localizar o corpo do adolescente.

Prefeitura

Por meio de nota, a prefeitura de Jaboatão disse que “lamenta a fatalidade ocorrida na noite de quinta-feira, no bairro de Cavaleiro, e se solidariza com a família nesse momento de perda”.

A administração municipal afirmou, ainda, que “providenciou todo apoio aos familiares, que também serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania”.

Equipes da Defesa Civil se deslocaram ao local do incidente para prestar auxílio social e avaliar o cenário causado pelas fortes chuvas.

Cinco imóveis foram interditados por estarem em situação de risco e os moradores foram transferidos para casas de parentes. “Estas famílias também serão acompanhadas pela assistência social”, acrescentou a nota.

Outros desabamentos

Também ocorreram outros deslizamentos em Jaboatão. No bairro de Jardim Monteverde, onde cinco casas foram atingidas, uma mulher sofreu ferimentos leves, na quinta-feira (13) (veja vídeo acima). De acordo com a prefeitura, a Defesa Civil esteve no local e interditou dois imóveis que foram atingidos pelo deslizamento de barreira.

A orientação do órgão foi para que as pessoas buscassem acolhimento em casa de parentes, até a nova vistoria. Ainda de acordo com a prefeitura, houve outro deslizamento com registro de ferimentos leves, em Sucupira.

Também por meio de nota, a administração municipal disse que o fato aconteceu na Rua Maria do Socorro Uchôa. "Uma criança sofreu ferimentos leves", informou o comunicado.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário