quarta-feira, fevereiro 17, 2021

Hoje é o Dia do Gato, veja coisas que só quem tem e ama os bichanos sabe

Neste 17 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Gato, esse blogueiro/radialista (Assis Ramalho) - criador de cerca de 12 felinos - mostra a opinião de gateiros assumidos para desmistificar algumas coisas e contar as verdades que só quem tem e ama os felinos sabe


No Dia Mundial do Gato, esse blogueiro/radialista (Assis Ramalho) presta homenagem aos amantes dos felinos.


“Gato não tem apego ao dono.” “Gato é um animal arisco.” “Gatos não são carinhosos.” É raro encontrar quem nunca tenha ouvido pelo menos uma dessas frases citadas.

A verdade mesmo é que os bichanos são injustiçados. Por, isso, neste 17 de fevereiro, data em que se comemora o Dia do Gato, esse blogueiro/radialista (Assis Ramalho - criador de cerca de 12 felinos -  mostra a opinião de gateiros assumidos para desmistificar algumas coisas e contar as verdades que só quem tem e ama os felinos sabe. A  reportagem é de Irce Falcão, do Folha de Pernambuco.

Desapegados? Não mesmo
Essa história de que gatos se apegam mais ao ambiente do que aos donos é um dos maiores mitos que existem quando o assunto são os felinos. Assim como os cães, eles também criam laços emocionais com os humanos e são capazes, sim, de demonstrar afeto.

"Quando volto para casa após alguns dias de viagem, os meus costumam grudar em mim de uma maneira que fica difícil me movimentar sem quase tropeçar. Eles me acordam pela manhã, esperam na porta para me receber do trabalho e adoram deitar ao meu lado enquanto vejo TV. Se isso não for amor, não sei mais o que pode ser”, diz o jornalista Daniel Medeiros, que é tutor de cinco bichanos.

Super companheiros
A também jornalista Luciana Morosini, tutora do casal Douglas e Ludmila, ressalta ainda a sensibilidade que os gatos têm para compreender as emoções dos humanos.

“Eles estão sempre por perto e sentem quando o dono não está bem, se está triste ou com algum problema. É o momento que ficam na cola. Quando eu saio, eles esperam na porta de casa. Esperam na porta do banheiro, miam na porta se ouvem que estou acordada dentro do quarto e não abri pra eles”, conta ela.



Tudo no seu tempo
Talvez, a fama de desapegados tenha surgido por conta dos rituais dos felinos. Do mesmo modo que amam estar ao lado dos seus tutores em momentos afetuosos, eles também gostam de ter um momento só deles. E gostam mais ainda que isso seja respeitado.

"Eles têm personalidade. É preciso entender e respeitar. Dos meus, um gosta que faça carinho na barriga e outro odeia, por exemplo”, diz Luciana.

“Melinda e Maria Isa são tão parecidas fisicamente e super diferentes no temperamento. Uma é extrovertida e a outra introvertida”, releva a médica veterinária Aline Brasilino.

Sem preguiça
Outro mito que envolve os felinos é que são pets preguiçosos. Aline Brasileiro é categórica: “gatos quietos são gatos sem incentivo”.

Mesmo que durmam várias horas por dia, essa não não é a atividade preferida deles. E vamos combinar que é preciso gastar toda essa energia acumulada em tantas horas cochilo, não é mesmo?

Eles amam brincar e interagir com os donos. Por isso, é interessante dedicar algum tempo para dar atenção exclusivamente ao seu felino.

“É bom sempre estar renovando as opções de brinquedos, porque eles amam novidades e enjoam rápido do que você oferece”, indica Luciana. "Precisa entender qual hora do dia ele tem mais energia e do que ele gosta de brincar”, completa.


Ah, e não se chateie se você passar horas escolhendo um brinquedo especial e ele preferir o laço de uma sacola, uma caixa de papelão ou, simplesmente, uma bolinha de papel. Às vezes, algo que você nem imagina pode garantir a diversão do dia.

Outra coisa importante é estimular o instinto de caça deles. Uma dica boa para isso é enriquecer o ambiente com prateleiras, nichos e outros acessórios que os desafiem.

Eles aprendem lições
Embora passem a imagem de “donos do próprio nariz”, os felinos, assim como os cães, podem ser educados e treinados para entender comandos. Requer um pouco mais de paciência? Sim. Mas não é algo impossível de ser feito.

Eles podem, por exemplo, entender o comando de “não” e, aos poucos, saberem o que não devem fazer, como ficar em cima da comida no momento das refeições.


Um comentário:

  1. Parabéns por falar dos meus amiguinhos. Agora so tenho um felino o nome dele,é Joãozinho. Kkkk vou Tomar banho ele fica colocando a mãozinha para abrir a portar ele me entende conversou bastante. Com ele dois amigos.joãozinho e DédaBarros.

    ResponderExcluir