segunda-feira, janeiro 25, 2021

Motorista diz que falha no freio causou acidente de ônibus que deixou ao menos 19 mortos no Paraná



O acidente de ônibus nesta segunda (25) que deixou ao menos 19 mortos na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, foi provocado por problemas no freio, segundo afirmou um dos motoristas à polícia. Em depoimento, o condutor de 67 anos disse ainda que assumira o volante há poucos minutos e estava descansado.

O veículo saiu da pista e tombou no trecho conhecido como Curva da Santa por volta de 8h30. Segundo as autoridades, 33 pessoas socorridas apresentavam ferimentos e foram encaminhadas a hospitais da região. Ao todo, o ônibus de turismo transportava 53 passageiros, além dos dois motoristas que revezavam na direção.

De acordo com o delegado Cristiano Quintas, o motorista relatou que percebeu falhas no freio no início das curvas e não conseguiu parar o ônibus. O condutor não apresentava sinais de embriaguez, fato confirmado pelo exame de etilômetro, que não acusou indícios de álcool no sangue.

"Ele disse que, após o início das curvas na serra, notou que estava com problemas nos freios, porém, ao perceber, segundo ele, já seria muito tarde. Ele não conseguia mais segurar o ônibus, não conseguiu entrar na área de escape, o local de contenção que tem ali na rodovia, e infelizmente acabou não conseguindo fazer uma das curvas. O ônibus tombou, ele acabou batendo no guard rail (mureta) e caiu em um desfiladeiro ao lado da rodovia", disse o delegado.Equipes de resgate atuando em acidente na BR-376, em Guaratuba (PR) Foto: Divulgação PRF

Em depoimento, o motorista contou ainda que havia assumido a direção minutos antes do acidente e estava descansado. A viagem já durava mais de três dias desde que o ônibus saiu de Ananindeua, no Pará, na noite da última sexta (22) com destino ao litoral catarinense, conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão de chegada a São José (SC), destino final, era na madrugada de quarta (27).

Segundo a Polícia Civil, será instaurado um inquérito, que ficará a cargo da Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba, para apurar as causas do acidente.Testemunhas e sobreviventes serão ouvidas nos próximas dias. Os corpos estão sendo levado para o Instituto Médico Legal (IML) da capital paranaense.

Em nota, a empresa TC Turismo, responsável pelo ônibus, informou que o veículo foi fretado por um contratante, que estava presente na viagem. Disse ainda que prestará todo apoio necessário às vítimas e seus familiares.

Em breve contato com ÉPOCA, o sócio da TC Turismo, Theo Cruz, afirmou que se deslocaria até Curitiba para acompanhar de perto a situação e estava em reunião com advogados para discutir quais providências seriam tomadas.

ÉPOCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário