domingo, janeiro 10, 2021

Eleição para presidente do senado será decisiva para o futuro político de Fernando Bezerra Coelho


Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), foi eleito em 2014 para um mandato de 8 anos no senado federal. Atualmente é líder do governo do presidente Jair Bolsonaro no senado, conhecido por ser um político habilidoso o mesmo tem livre acesso em vários órgãos do governo. Sua influencia em pastas importantes da administração federal e em especial da Codevasf, pode ser percebida através de obras da prefeitura municipal de Petrolina.

Há quem diga que todo prestigio do senador é colocado a serviço da administração de seu filho em Petrolina, tanto que quando se fala em governo federal no Nordeste as únicas obras que são vistas é na terra de FBC. A presença do governo do presidente Jair Bolsonaro é tão marcante em Petrolina, que o prefeito Miguel Coelho (MDB) foi reeleito no primeiro turno em 15 de novembro com mais de 76% dos votos validos apurados.

Pois bem, na sexta-feira (08), o senador Fernando Bezerra Coelho ficou sabendo através do próprio presidente, que ele [FBC], não seria seu ungido na disputa pela presidência do senado em 2 de fevereiro. O nome do senador Fernando Bezerra Coelho, desde o ano passado que vem sendo ventilado como possível candidato a sucessão de Davi Alcolumbre. O mesmo seria candidato do seu partido, contando é claro com apoio do governo.

Agora Fernando Bezerra se vê numa situação nada confortável, é o líder do governo e não foi o escolhido do presidente, o mesmo é filiado ao partido de maior bancada na casa e por isso terá candidatura propria. Portanto, FBC pode ser escolhido pelo partido para ser candidato, nesse caso seria contra o candidato do presidente. Situação também desconfortante para FBC, é ter que votar e pedir votos para um candidato contra seu correligionário.

Ou seja, a eleição para escolha do presidente do senado marcada para o dia 2 de fevereiro, pode ser vista como ponto inicial para definir o futuro político do senador Fernando Bezerra Coelho. Se o mesmo for indicado por seu partido para ser o candidato, vai ter que renunciar a liderança e ainda anunciar rompimento com o governo. Aí é partir para a disputa e correr atrás de voto, do contrario é ficar com o governo e esperar o que vai acontecer.

O nome do senador Fernando Bezerra Coelho, está entre os pré-candidatos a sucessão de Paulo Câmara. Mesmo não sendo o escolhido para disputar o governo de Pernambuco em 2022, FBC terá força política para influenciar na escolha e ainda disputar a reeleição de senador. No entanto, tudo vai depender da eleição do presidente do senado federal. Fernando Bezerra Coelho, pode sair como vencedor ou perdedor mesmo sem entrar na disputa.

Por Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário