quarta-feira, setembro 30, 2020

Eleições 2020: Três cidades de Pernambuco têm apenas um candidato a prefeito que pode se eleger com apenas um voto

Alagoinha fica no Agreste de Pernambuco — Foto: Google Street View


Três dos 184 municípios de Pernambuco possuem apenas um candidato disputando o cargo de prefeito, nas eleições deste ano, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Alagoinha, Jupi e Terezinha, no Agreste, os postulantes não têm opositores e só precisam de um voto para vencer o pleito.

De acordo com levantamento do G1, a situação se repete em 107 municípios brasileiros. Este ano, o número de cidades com candidatos únicos no país é um pouco maior do que o registrado em 2016, quando a Justiça Eleitoral notificou 95 casos desse tipo. Em 2012, foram 108 ocorrências.


Em Pernambuco, nas eleições municipais de 2016, segundo o TSE, não houve registro de cidade com apenas um candidato a prefeito.

Alagoinha

Em Alagoinha, o atual prefeito Uilas Leal da Silva (PSB) tenta a reeleição. A coligação dele possui três partidos e está registrada no site do TSE com o nome de "Todos por Alagoinha".

O vice de Uilas também é seu antecessor. Maurílio Almeida (PSB) foi o prefeito eleito na cidade em 2008 e em 2012.

Alagoinha, de acordo com o TSE, possui 12.476 eleitores aptos a votar nas eleições 2020. A população da cidade estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 14.718.

Jupi

Assim como em Alagoinha, o prefeito de Jupi, Marcos Patriota (DEM), também tenta a reeleição. A coligação tem dois partidos e está registrada no TSE como "Jupi no rumo certo".

Em Jupi, 11.748 eleitores estão aptos a votar, de acordo com o TSE. O município tem 14.922, de acordo com estimativa do IBGE.

Terezinha

O único candidato a prefeito de Terezinha, Matheus Martins (PSB), é mais um prefeito em busca da reeleição. A coligação dele reúne quatro partidos e está inscrita no TSE como "Por amor a Terezinha".

A cidade possui 6.591 eleitores aptos a votar, em 2020. No IBGE, a estimativa de população é 7.198 moradores.

Mais eleitores que habitantes

Em Pernambuco, quatro cidades possuem mais eleitores que habitantes. Os dados fazem parte do levantamento feito pelo G1, que mostra 493 municípios na mesma situação em todo o país.

Cumaru, no Agreste, é a cidade brasileira com maior diferença absoluta entre o número de pessoas que moram no município, de acordo com o IBGE, e a quantidade de eleitores aptas a votar, segundo registro no TSE. São 15. 335 eleitores e estimativa de 10.192 moradores.

Datas

Este ano, o calendário das eleições foi adiado por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus: o primeiro turno acontece em 15 de novembro; e o segundo, em 29 de novembro, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário