quinta-feira, agosto 06, 2020

Veja o calendário da retomada das aulas presenciais para cursos livres em Pernambuco

Hoje, o Estado conta com 412 escolas em tempo integral

Uma análise dos números da Saúde em Pernambuco, segundo o governo do Estado, feita pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, revelou que os índices de contágio do novo coronavírus permanecem em queda, indicando que o Estado tem capacidade de dar mais um passo no plano de convivência com o novo coronavírus. Dessa maneira, o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amancio, anunciou nesta quinta-feira (6), em coletiva de imprensa, o calendário de retomada das aulas presenciais para cursos livres em Pernambuco. As atividades incluem aulas de idiomas, de qualificação e formação profissional e cursos das autoescolas.

Confira:

1ª Etapa - a partir do dia 17 de agosto

Podem voltar até 25% da capacidade de cada instituição, com alunos a partir de 18 anos

2ª Etapa - a partir do dia 24 de agosto

Podem voltar até 50% da capacidade de cada instituição, com alunos a partir de 15 anos

3ª Etapa - a partir do dia 31 de agosto

Podem voltar até 75% da capacidade de cada instituição, com alunos a partir de 11 anos

4ª Etapa - a partir de 08 de setembro

Podem voltar 100% da capacidade de cada instituição

"Julho não seria o momento" para o retorno às aulas em Pernambuco, alerta especialista

Escolas não deveriam voltar a ter aulas presenciais este ano, defendem estatísticos da UFPE

Fiocruz diz que volta às aulas é risco. Escolas se dizem preparadas

“A decisão foi tomada após criteriosa análise dos números da pandemia no Estado, e as instituições de ensino deverão obedecer ao protocolo setorial de segurança, respeitando as orientações sobre distanciamento social e as medidas de proteção e prevenção. É importante ressaltar que o gabinete de enfrentamento à covid-19 está monitorando o número de casos e, se necessário, a evolução das etapas de retomada pode ser reconsiderada”, disse Fred Amancio.

O que não volta

O secretário Fred Amancio também deixou claro que não está ainda autorizada a volta das aulas presenciais na educação básica (ensino infantil, anos fundamentais e médio) nem no ensino superior.

"Também não voltam, por enquanto, as aulas presenciais nos cursos técnicos nem aquelas que são preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)", destacou Fred. Também não estão autorizados os cursos preparatórios para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e outros vestibulares ou disciplinas específicas.

Essas atividades seguem suspensas até o dia 15 de agosto, e ainda não há uma definição sobre a data de retorno. Um plano de retomada está em fase final de elaboração e será divulgado em breve.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), afirmou que a maior parte dos prefeitos discorda de uma eventual volta ainda este mês.

"A gente acha que em agosto não tem condições. Terminado o mês, avaliamos os números. Quem vai dizer, necessariamente, são as autoridades sanitárias, mas o sentimento hoje é quase unanimidade. Como os números estão caindo, a gente tem que fazer uma avaliação bem equilibrada. De qualquer forma, o prejuízo é imensurável para toda a cadeia", disse.

Em uma assembleia realizada pelo órgão no início da semana, prefeitos defenderam que o retorno só ocorra em 2021, por causa dos riscos de contaminação.

Por JC Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário