terça-feira, julho 21, 2020

Jatobá-PE: Casos de Covid-19 dispara no município e vice-prefeito sugere aumento de testagem: ''Realizar exames em larga escala é uma alternativa'' diz Eder Rodrigo



REALIZAR EXAMES EM LARGA ESCALA É UMA ALTERNATIVA
Por: Éder Rodrigo - Vice-prefeito de Jatobá-PE

Em pouco mais de uma semana assistimos no município de Jatobá o número de casos aumentar de forma assustadora. Esse é um momento delicado e requer, de todos nós, muito cuidado e precaução. A situação nos preocupa, pois, depois de uma certa estabilização, entramos numa curva ascendente de novos casos. Portanto, quem poder, fique em casa! Só sair em situações  estritamente necessárias, utilizando máscara e respeitando distanciamento social. 

Diante do número crescente de casos positivos aqui na nossa cidade, um caminho que já se mostrou eficiente em várias partes do Brasil e do mundo é a adoção de exames em larga escala como estratégia de combate ao Coronavírus. 

É consenso entre os especialistas que, quanto mais testes são feitos, mais robustas são as informações à disposição do gestor público. Isso é fundamental na hora de tomar decisões. Ampliando o leque de testagem da população, é possível, por exemplo, realizar um recorte da área em que o vírus está circulando de forma mais ativa, o que permite adotar ações imediatas de mitigação nessa região específica. 

A testagem em massa não significa testar a população toda de uma vez, mas adotar um estratégia que garanta realizar testes em maior escala em regiões que existem grande número de contaminados ou nichos de população que possuem potencial risco de contágio. Ou seja: não se trata, necessariamente, de avaliar todos os habitantes do municipio a esmo.

Reconheço o esforço da equipe de saúde do município. Desde que esse surto assombrou o mundo, a secretaria de saúde municipal vem adotando ações importantes e exitosas no combate ao Coronavírus, inclusive o que permitiu Jatobá ostentar hoje um dos municípios da região com menos casos. Mas, diante do número crescente  de casos positivos nos últimos dias, é preciso ir além; e, talvez, adotar novos protocolos e estratégias no combate ao vírus. 

Assim, a utilização em larga escala do teste rápido é uma alternativa a ser pensada. O município vem recebendo um grande volume de recursos que permite  a possibilidade de se fazer uma grande quantidade de testes; além do mais, não se trata de testar toda a população de uma só vez. Adotaria-se uma ampliação gradativa do espectro dos alvos que seriam testados, haja vista que hoje o número de testados é relativamente pequeno. Os custos dos testes para o poder público são menores do que os praticados pelos laboratórios comerciais. Um laboratório cobra em torno de R$ 200, mas esse valor pode cair muito, em até cinco vezes, por exemplo. Além disso, pode-se adotar uma parceria com outros municipios e realizar uma grande compra e obter preços bem menores. 

Desse forma, para mudar essa realidade, poderia ser usada a estratégia testagem, rastreamento e controle. Por exemplo, quando uma pessoa testa positivo,  busca-se seus contatos, que também são isolados e testados, mesmo aqueles assintomáticos, e assim por diante para todas aquelas pessoas que tiveram contato com os demais membros que participaram da cadeia de contato. Outra medida seria a possibilidade de realizar testes em todos os casos com síndrome gripal não hospitalizados. 

Enfim, por tudo isso que descrevemos, acredito que a  testagem rápida em larga escala é uma alternativa perfeitamente possível e que geraria imensos resultados positivos ("positivo" não, melhor usar outra palavra)... resultados satisfatórios no enfrentamento do Coronavírus.

Éder Rodrigo
Vice-prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário