terça-feira, dezembro 10, 2019

Alimentos orgânicos: Adagro-PE apresenta o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em evento do MPPE

Em 10 anos de fiscalizações em feiras de produtos orgânicos, as culturas com mais resultados insatisfatórios (com presença de agrotóxicos) são pimentão, tomate, abacaxi e alface

No dia 05 deste mês, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) esteve presente no seminário Alimento orgânico: qualidade, rastreabilidade e produção, com o objetivo de capacitar os participantes para a segurança dos alimentos orgânicos. O evento contou com a participação de órgãos públicos, iniciativa privada, universidades, setor produtivo, setor de consumo e pesquisadores da área.

No evento, realizado pelo Ministério Público de Pernambuco-MPPE, a Adagro apresentou o resultado do monitoramento de resíduos de agrotóxicos em produtos orgânicos. O fiscal agropecuário, Jurandir Barbosa fez uma explanação sobre o trabalho desenvolvido pela agência que desde 2009 monitora as feiras orgânicas da Região Metropolitana do Recife. A ação tem como objetivo principal garantir maior segurança aos consumidores na compra desses alimentos. O trabalho pioneiro entre os estados da federação traz bons resultados e deixa a população satisfeita.

Em 10 anos, a Adagro já fiscalizou 70 feiras de orgânicos e analisou 534 amostras, destas 11% tiveram resultado insatisfatório. Atualmente o programa coleta 111 amostras por ano e investe mais de $55.000,00 apenas no custo das análises laboratoriais, que são realizadas pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep).
As culturas que mais tiveram resultados insatisfatórios foram o pimentão com 28,57%, o tomate com 23,80% e o abacaxi e o alface com 4,76% cada. Atualmente Pernambuco tem cadastrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) 1.048 produtores orgânicos que estão autorizados a vender seus produtos diretamente ao consumidor final.

A fiscalização nas feiras orgânicas ocorre de maneira rotineira e para apuração de denúncias, que são comunicadas aos fiscais ou por meio da ouvidoria da instituição. Em ambos os casos a coleta é realizada e enviada para análise o Itep. Os resultados podem ser satisfatórios, ou seja, o produto é orgânico ou insatisfatório, quando possui agrotóxico. Quando o resultado é insatisfatório é realizada a rastreabilidade do produtor, que depois de identificado recebe as orientações necessárias e um auto de infração, que será emitido de acordo com a gravidade ou a reincidência do fato. A Adagro também informa o resultado de todas as amostras ao organizador da feira, ao Ministério da Agricultura e ao Fórum de agrotóxicos para que cada um tome as medidas que forem necessárias no âmbito de sua atuação.

Também palestraram no evento Davi Fantuzzi, coordenador da Cporg-PE, o professor da UFRPE, Éder Leão e o auditor fiscal federal, Vladimir Guimarães.

As informações são da Adagro-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário