sábado, julho 13, 2019

Municípios de Sergipe têm chuvas acima do previsto para o mês de julho; mais de 800 pessoas estão desabrigadas


As chuvas que caíram em alguns municípios do estado de Sergipe, durante os primeiros dias de julho, estão acima do previsto para o todo o mês, de acordo com o governo.

Os municípios que apresentaram maior volume de chuvas foram: Aracaju, Laranjeiras, São Cristóvão, Santo Amaro, Estância, Japaratuba, Indiaroba e Brejo Grande. A chuva nessas e em outras regiões deixaram 809 pessoas desabrigadas, segundo um levantamento parcial da Defesa Civil Estadual, até as 18h desta sexta-feira (12).

Na capital, 220 famílias deixaram suas casas em razão de inundações, e estão sendo atendidas pelas equipes de Assistência Social da prefeitura.

No interior do estado, foram registrados desabrigados nos seguintes municípios: São Cristóvão, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Indiaroba, Japaratuba, Larajeiras, Umbaúba, Maruim e Carmópolis. Duas pessoas permanecem desaparecidas em Porto da Folha e Itaporanga D’Ajuda.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, 672 estão desalojados [pessoas que deixaram suas residências e estão nas casas de familiares ou amigos] em cinco municípios. São eles: Aracaju, Japaratuba, Lagarto, Carmópolis e Santa Rosa de Lima. No total, 28 casas foram destruídas e 71 foram danificadas, além de outras interditadas em áreas de risco.

Riachuelo

O município foi o único a decretar estado de calamidade por 30 dias. O nível do rio Cotinguiba subiu e alagou diversas ruas impedido o trânsito nos principais acessos da cidade, que também está sem água e energia elétrica. Segundo a Defesa Civil estadual, 311 pessoas estão desabrigadas.

Estância

A Defesa Civil interditou a ponte do Rio Piauitinga e os comerciantes, que trabalham na região, foram orientados a deixar o local. No ano de 2009, a ponte ruiu, em razão da alta vazão, e foi reconstruída.

Na tarde desta sexta-feira, duas casas desabaram. Em uma delas, o Corpo de Bombeiros fez o resgate de um idoso de 86 anos, que foi encaminhado para o Hospital Jessé Fontes com fratura na perna e escoriações.

Na outra residência, a mãe e a filha, que estavam dentro, ouviram o barulho do telhado caindo e conseguiram correr. Ambas as casas foram interditadas pela Defesa Civil do município.

Nossa Senhora do Socorro

A Defesa Civil Municipal interditou uma estrada nos loteamentos Guajará e Beira Rio, no Conjunto Parque dos Faróis, em Nossa Senhora do Socorro. As águas do Rio Poxim subiram e entraram em mais de 20 casas. A altura chegou a 30 cm. As famílias estão temporariamente no Centro Social do conjunto

Lagarto

Uma casa desabou e, em outras duas desabaram parcialmente. Até a noite de quarta-feira (11), uma família estava desalojada.

Indiaroba

No município, 10 famílias foram retiradas de casas, algumas de taipa, que estavam em área com o risco de desabamento de um barranco. A Defesa Civil Estadual esteve no local na tarde desta quarta-feira (9), para realizar a avaliação de risco das moradias.

A cabeceira de uma ponte que liga os municípios de Divina Pastora a Santa Rosa de Lima, na rodovia SE-240, desabou na tarde desta quinta-feira (11), durante as fortes chuvas que caíram na região.

Segundo o prefeito de Divina Pastora, Luiz Roberto Júnior, no momento que a estrutura desabou ninguém passava pela ponte

Solidariedade
Uma campanha solidária está sendo realizada para arrecadar roupas e agasalhos para doação a famílias que estão em situação de acolhimento em decorrência das fortes chuvas que atingiram a capital sergipana nesta semana.

Segundo a Prefeitura de Aracaju, o local para entrega das peças de roupas é a Estação Cidadania, que fica localizada na Rua Pacatuba, 64, no Centro. Uma equipe da Assistência Social está no local para receber os itens, de segunda à sexta-feira, no período das 7h30 às 17h.

S.O.S.

Equipes da Defesa Civil Estadual e as coordenadorias municipais seguem em alerta. Emergências podem ser informadas pelo número 199 (Aracaju) e 193 (interior).

Por G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário