Publicidade
ESTE BLOG ESTÁ EM REFORMA. AGRADECEMOS A COMPREENSÃO.

Lançamento da 12ª Edição do Anuário 8 de Março – 2018 e destaque da busca pela promoção da igualdade entre mulheres e homens

Evento, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, reuniu, ontem, autoridades e representantes de 185 Organismos Municipais de Políticas Públicas voltadas às Mulheres (Foto: SEI-PE)

Para celebrar o Dia da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, o governador Paulo Câmara comandou, ontem (19.03), evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, que reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da sociedade civil e dos 185 Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual fez questão de enfatizar as políticas e ações em prol dos direitos da mulher na sociedade moderna. Durante o evento, também foi lançada a 12ª Edição do Anuário 8 de Março – 2018 - instrumento de políticas para as mulheres, que faz um balanço das ações realizadas em 2017 e estabelece metas prioritárias para 2018.

“Tenho me aplicado muito para impor avanço a esse processo tão caro às mulheres, aqui em Pernambuco. Venho fazendo tudo o que posso para que as mulheres tenham mais voz, mais dignidade, mais respeito e mais qualidade de vida. Ajo assim porque acredito que não poderá haver desenvolvimento e democracia onde não se promove igualdade social, política e econômica entre homens e mulheres. Por isso, precisamos enfatizar políticas e ações que acelerem esse processo de promoção de uma igualdade justa e efetiva”, afirmou o governador Paulo Câmara.

No evento, também foram anunciadas as vencedoras da 1ª Edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa - Anita Paes Barreto. Na categoria Contos, a senhora Maria Vanise Pires foi a vencedora, com “A surpreendente Clarice”. Já na categoria Poesias, o primeiro lugar ficou com Marli Marques, com o conto “Envelhecer (?)”. A premiação literária foi lançada em outubro passado e presta homenagem à educadora, psicóloga e pioneira na área de Educação de Crianças Especiais em Pernambuco, Anita Paes Barreto.

A secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, ressaltou as ações realizadas nos últimos quatro anos em favor das mulheres pernambucanas e reforçou que a luta em busca de igualdade seguirá firme. “Nós fizemos parte da historia e temos um futuro na mão, então, não vamos nos deixar por último. Vamos, juntas, construir um futuro melhor para todas as mulheres”, conclamou. A gestora da pasta ainda ressaltou que, desde a criação da secretaria, em 2007, o Governo de Pernambuco vem ampliando o raio de ação. “Aumentamos a nossa presença com os movimentos sociais e o resultado, a gente percebe, é que Pernambuco tem, sim, políticas públicas voltadas para as mulheres”, concluiu.

À frente da pasta da Mulher no município de Buíque, localizado no Sertão de Pernambuco, Santina Tereza de Oliveira destacou a importância do evento em favor dos direitos das mulheres. “Este é um momento importante e de decisão, de não retroceder, de entender como estamos enquanto estrutura e quais as políticas voltadas para as mulheres para que, cada vez mais, nos fortaleçamos”, registrou.

Estiveram presentes na cerimônia os secretários coronel Eduardo Pereira (Casa Militar); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); Carlos Cavalcanti (Meio Ambiente e Sustentabilidade); a presidente da Fundarpe, Márcia Souto; a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa; a primeira-dama de Olinda, Cláudia Cordeiro, representando o prefeito, Professor Lupércio; a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Daisy Pereira, representando o presidente Adalberto de Oliveira Melo; a defensora pública Virgínia Moury Fernandes; a promotora de Justiça Taciana Alves; as deputadas federais Creuza Pereira e Luciana Santos; a deputada estadual Laura Gomes; e prefeitos de diversas cidades do Estado.

SEI-PE

Comentários

Publicidade