terça-feira, janeiro 02, 2018

Morre aos 92 anos o ex-ministro Armando Monteiro Filho

Pai do senador Armando Monteiro Neto foi ministro da Agricultura, deputado estadual e federal

Morreu aos 92 anos, na manhã desta terça-feira, o empresário e ex-ministro da Agricultura Armando Monteiro Filho. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do senador Armando Monteiro Neto. Ele faleceu em casa por volta das 6h30. O velório será nesta terça-feira, a partir das 16h, no cemitério Morada da Paz, em Paulista. Amanhã será realizada uma missa às 10h, e a cremação do corpo será em seguida, apenas para familiares.

Com participação na política, Armando Monteiro Filho foi deputado estadual e federal, sendo o mais votado em Pernambuco no ano de 1954. Também atuou como ministro da agricultura no governo de João Goulart na década de 1960.

Governador Paulo Câmara se pronunciou sobre o falecimento e decretou luto oficial de três dias. "Dr. Armando foi um honrado pernambucano, um legítimo cavalheiro que sempre lutou, ao longo de toda a sua vida, pelas maiores causas do nosso Estado e do Brasil, como empresário e politico. Dr. Armando teve uma postura firme, democrática e corajosa no enfrentamento com a ditadura militar e foi uma referência para gerações. Quero prestar a minha homenagem pessoal a esse grande pernambucano e me solidarizar com seus familiares e amigos", disse em nota.

Mensagens de pesar

"Quero expressar meus sentimentos e enviar meu carinho à família e aos amigos de Armando Monteiro Filho, empresário e homem público pernambucano que dedicou toda sua vida ao Brasil e a Pernambuco, nos negócios, e como deputado e ministro de Estado. Sua trajetória se confunde com a história política do Brasil, sempre ao lado dos interesses de Pernambuco. Que Deus leve conforto a seus familiares neste momento de dor." Geraldo Júlio, prefeito do Recife (PSB)

“Pernambuco perdeu um dos seus mais expressivos quadros na vida política e empresarial. Tive a oportunidade de externar meu reconhecimento a esse grande homem público quando o indiquei para receber o Diploma José Ermírio de Moraes, no Senado Federal, em homenagem à sua brilhante, exitosa e honrada trajetória de vida. A morte de Armando Monteiro Filho nos deixa a tristeza da sua ausência. Mas fica impresso na memória do nosso Estado o exemplo da forma elevada como pautou sua atuação na vida pública.” Humberto Costa, Senador da República (PT)

"Pernambuco perdeu hoje, neste início de 2018, um dos seus filhos mais ilustres. Um homem que não só fez parte da história, mas a escreveu com competência, honradez e dignidade, tendo sempre seus olhos voltados para a grandeza de nosso Estado e para a justiça social e econômica de nosso povo. A partida de Armando Monteiro Filho deixa esse exemplo de pernambucano que sempre amou sua terra e trabalhou até seus últimos dias para ver nosso Estado forte, destacado no cenário nacional. Um homem voltado para o seu povo que deixa na história uma bela página escrita com talento e a competência de um dos maiores homens públicos da vida pernambucana. À sua família, nossos sentimentos. Ao povo, o adeus de um filho querido que deixa na lembrança a sua marca de empresário e político que tinha o sentimento do mundo, mas o amor maior por seu Pernambuco." Deputado federal Zeca Cavalcanti (PTB-PE)

"Infelizmente tivemos que começar o ano de 2018 com a triste notícia da morte do ex-ministro Armando Monteiro Filho. Empreendedor nato, figura de grande contribuição para a sociedade pernambucana, com grandes serviços prestados. Foi meu padrinho de casamento, além de um grande amigo do meu pai. Presto aqui minha solidariedade a sua esposa Do Carmo, seus filhos Armando Neto, Eduardo, Letícia e Horácio, netos, bisnetos, familiares e amigos nesse momento de luto e dor." Deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade-PE)

"Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento de Dr. Armando Monteiro Filho, um exemplo de homem público, pai e amigo. Uma de suas principais marcas sempre foi a solidariedade e, acima de tudo, a lealdade a seus amigos. Como homem público, sempre praticou a boa política, atuando com ética, seriedade e respeito às pessoas. Em sua trajetória sempre colocou os interesses públicos à frente dos pessoais. Dr. Armando Filho sempre será um exemplo para a minha e para as próximas gerações. Ninguém no Estado pode contar a história de Pernambuco sem falar do legado desse grande pernambucano." Deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) e família

"Dr. Armando Monteiro Filho é daquelas pessoas que só ouvimos falar coisas boas. Cidadão do bem, homem público comprometido; pessoalmente, de gestos nobres, cordial, elegante. A idade já avançada não alterou sua conduta atenciosa. A ele minhas reverências. Que seu exemplo continue a inspirar gerações. Registro minha solidariedade a dona Do Carmo e família. Deus o receba com muita luz." Deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD)

"Armando Monteiro Filho engrandeceu a atividade política e empresarial no Brasil. Ele sempre teve posições alinhadas ao campo progressista, colocando-se ao lado das melhores causas do País e de Pernambuco. Foi um democrata e um empreendedor com plena consciência do papel que devia exercer para tornar melhor nossa realidade social. Hoje, Pernambuco lamenta, mas também reverencia, um grande pernambucano." Deputado Federal Tadeu Alencar (PSB)

"Neste momento de luto e dor, solidarizo-me com a família do Dr. Armando Monteiro Filho, um dos principais quadros empresariais de Pernambuco. Ex-deputado estadual e federal, ex-ministro da Agricultura (do governo João Goulart), Armando Filho sempre defendeu os interesses de Pernambuco, através de uma postura progressista, visionária e democrática. Em 1994, disputou o Senado na chapa do ex-governador Miguel Arraes e teve, como sempre, um importante papel no debate eleitoral. Sua capacidade de mediar, algo raro em tempos de tanta intolerância, fará muita falta a todos que ficam. Meus sinceros sentimentos à família." Vereadora do Recife Marília Arraes (PT)

Com informações do Diário de Pernambuco e assessorias de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário