segunda-feira, outubro 16, 2017

Seminário sobre Direito das famílias atrai grande público para Facesf, em Belém do São Francisco



Na última sexta-feira (13), mais de 300 pessoas, entre alunos do curso de direito, professores e sociedade civil participaram de um Seminário realizado pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF, com assuntos voltados para o Direito das Famílias e das Sucessões.

Para o professor e especialista Ricardo Kalil Lage, foi levada a ideia de como o Processo Civil influencia na tentativa de solucionar os conflitos familiares de uma forma consensual. “Estimulei a aluna Irla Bianca, que está no 9º período, cujo trabalho de conclusão de curso é sobre a temática, para desenvolver a apresentação”.

Nos dizeres da aluna, o debate possibilitou, principalmente aos alunos que estão chegando ao curso entenderem o que é, e como funciona a judicialização, sem esquecermos da desjudicialização do direito.

Manoel Messias Pereira, professor da unidade educacional, também palestrante do Seminário, destacou a grande relevância da realização do evento. “Esse foi um momento ímpar, de aprendizado coletivo. O Direito das Famílias é de grande interesse não só para os acadêmicos, mas também para a população. Até porque, diariamente em cada Fórum e cartório está sendo discutido esse direito, que é novo e ainda está em construção”.


O professor convidado Eduardo Campos Júnior destacou em sua fala a importância da assistência do Núcleo de Prática Jurídica da FACESF, o qual assiste pessoas hipossuficientes da região nas demandas judiciais.

O organizador do evento, o professor Leonardo Gominho se mostrou satisfeito com o sucesso do Seminário, destacando a importância da FACESF ter aberto as portas para realização desse evento colaborativa, integrativo e moderno. “Tivemos a participação de visitantes das cidades de Floresta e Cabrobó, que não são estudantes de direito, mas se interessaram pelos assuntos aqui abordados. O que demostra que o evento foi de grande relevância também para nossa sociedade. Inclusive, houve a sinalização pela FACESF para que realizemos a sequência desse evento, de forma expandida e atualizada”, informou.

Leonardo também destacou a preocupação da Faculdade em incentivar aos alunos na produção literária. Na ocasião foram lançados três livros que são coletâneas de artigos científicos publicados através de parceria entre alunos e professores, no caso o próprio professor e o palestrante Manoel Messias Pereira. Esses livros foram ofertados durante o evento à Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco – FACESF, por meio de seu Diretor Geraldo Lustosa, e serão arquivados na biblioteca da FACESF para que fiquem disponíveis aos alunos e a população em geral.

Durante o Seminário aconteceu ainda a exposição do Fotógrafo belemita Emanuel Bruno. As fotos expostas são do Alto Bom Jesus, comunidade da cidade de Belém do São Francisco, onde acontece a tradicional Festa do Senhor do Bonfim. “Por três anos consecutivos fotografei essa festa, a gente e as tradições do lugar. E agora tenho orgulho de trazer essa amostra para compartilhar com os participantes do Seminário”, disse Emanuel.

Comunica

Nenhum comentário:

Postar um comentário