quinta-feira, junho 08, 2017

Tadeu: “Eleições Diretas prestigiam Constituição”

Tadeu Alencar (Foto: Divulgação/PSB)

O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) participou, nessa quarta-feira (07), em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista Suprapartidária pelas eleições “Diretas Já”. O ato aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e reuniu parlamentares do PSB, PT, PDT, PCdoB e PSOL. A adesão à frente também foi aberta a apoiadores de outros partidos.

Para Tadeu, diante da dimensão da atual crise política, só a mobilização popular será capaz de pacificar o País. “Esta luta pelas Diretas Já, que esperamos seja vitoriosa, vai devolver a legitimidade do povo de escolher um novo dirigente para o país”, defende.

O deputado pernambucano cita pesquisa recente realizada pelo Instituto Datafolha - segundo a qual 85% dos brasileiros apoiam as eleições diretas -, para reforçar que essa deve ser “uma luta de muitos partidos”. Para ele, há hoje um consenso no Brasil, “nos segmentos sociais, na sociedade civil organizada, nos meios de comunicação, de que o presidente perdeu as condições para continuar a conduzir a Nação”.

Tadeu também pontua que hoje a Constituição prevê eleições indiretas, mas que é plenamente possível a realização de uma mudança constitucional, para que se possa dar ao povo o direito de escolher o próximo Presidente da República.

“Hoje, a Constituição prevê eleições indiretas, mas há um processo de alteração da Constituição previsto nela própria. E se este processo se dá para garantir à sociedade o direito de escolha do seu presidente da República, seria esquisito fazer um movimento, ou tentar fazer um movimento que limitasse a participação popular e a soberania popular na escolha de seus representantes. Garantindo esta participação, damos, ao invés de contraria-la, plenitude à nossa Constituição que diz que todo poder emana do povo”, afirma o parlamentar.

“O lançamento da frente parlamentar suprapartidária, de Deputados e Senadores, pelas Diretas Já, foi um ato de grande relevância política e de muita representatividade de partidos, parlamentares e da sociedade civil. Ante a profundidade da crise só a escolha feita pela sociedade será capaz de pacificar o País. Ao contrário do que muitos dizem, as eleições diretas ao invés de violar a Constituição Federal, a prestigia, tornando vivo o seu princípio de que 'todo o poder emana do povo'. Não tenho dúvidas de que essa luta vai contagiar o Brasil!”, declarou o deputado, após o evento.

Assessoria deputado federal Tadeu Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário