domingo, março 23, 2014

Agreste Meridional recebe Semana de Direitos Humanos nesta segunda, dia 24

A partir desta segunda-feira, 24, os moradores da região serão contemplados com ações de cidadania, oficinas, exposição sobre os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, mutirão de documentação, curso de Libras, entre outras atividades.

Após visitar o Sertão do Araripe, a Semana de Direitos Humanos chega ao Agreste Meridional, nesta segunda, 24, onde vai mobilizar gestores, profissionais das áreas de saúde e educação, estudantes e a população em geral. A caravana de cidadania é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento social e Direitos Humanos, SEDSDH, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH.

De acordo com o secretário executivo, Paulo Moraes, o objetivo da Semana de Direitos Humanos, que já está no seu terceiro ano, é promover a sensibilização das redes parceiras e da sociedade civil sobre a importância da preservação da cidadania através do combate às violações. O evento vai percorrer as 12 Regiões de Desenvolvimento do estado.

No primeiro dia do evento, estão programadas: oficina sobre "Direitos e Deveres da Pessoa Presa" na cadeia pública de Lajedo; reunião de acompanhamento, com a rede de serviços de Garanhuns, sobre homicídios contra população LGBT; e a mostra "A verdade da repressão, a Memória da Resistência", marca os 50 anos da Ditadura Militar no Brasil, também em Garanhuns.

A Semana de Direitos Humanos do Agreste Meridional ainda terá rodas de diálogo sobre os casos de CVLIs na Região; mutirão de documentação na Colônia Penal Feminina de Buíque, no CRAS de Tupanatinga e no município de Jurema; oficinas de saúde e educação junto ao público LGBT; visita a cadeias públicas; oficina de Libras, realizada pela Superintendência de Apoio a Pessoa com Deficiência, SEAD; e Feira de Cidadania.

A feira será realizada no Quilombo Castainho, em Garanhuns, e vai oferecer a população diversos serviços, como, por exemplo: vacinação contra HPV e distribuição de preservativos; panfletagem sobre violência doméstica; atendimento jurídico gratuito; oficina de reciclagem de lixo e corte de cabelo.

Para fechar o evento no Agreste Meridional, será realizado na sexta-feira, 28, o Seminário "Direitos Humanos e Democracia", com o objetivo de promover um grande debate sobre as ações desenvolvidas na área em Pernambuco, e oferecer um intercâmbio de experiências com os municípios.

Em todo Estado - As Semanas de Direitos Humanos 2014 irão alcançar, até Setembro, as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco. Em 2013, um total de 120 municípios, com 487 ações e 37.330 pessoas foram contempladas.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário