domingo, julho 14, 2013

Caderno 191 da IHU ideias traz como tema #VEMpraRUA: Outono Brasileiro?

Em sua 191ª edição, os Cadernos IHU ideias traz a compilação #VEMpraRUA: Outono Brasileiro? Leituras. Coletânea de entrevistas oferecidas para estimular o debate ora vigente.

Quando é possível fazer acertadamente um exercício de futurologia? Quem poderia supor, no começo do ano de 2012, que no decorrer de alguns meses veríamos se alterar um quadro generalizado de apatia política, especialmente no que atinge a juventude urbanizada estudantil? Os contextos em que se dão estas manifestações e novas (ou velhas) formas de reivindicação política é complexo e de difícil cartografia. É provável que boa parte das recentes análises acadêmicas feitas sobre o assunto sofrerão intervenções e teorias refutatórias nos próximos meses. Porém, de modo a estimular o debate, buscamos neste volume reunir cinco entrevistas realizadas pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, que foram veiculadas em nosso sítio eletrônico.


A primeira entrevista foi realizada com Luiz Werneck Vianna, professor-pesquisador na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Seguindo a contribuição de Giuseppe Cocco, nosso segundo entrevistado, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. A entrevista seguinte conta com depoimento realizado por Rudá Ricci, diretor geral do Instituto Cultiva.

Ainda contamos com outras duas entrevistas: uma de Bruno Lima Rocha, professor no curso de Jornalismo da Unisinos, outra de Giovanni Alves, professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Unesp, além de uma de Carlos A. Gadea, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Todas as entrevistas foram publicadas em nosso sítio em junho de 2013, com exceção da última, que o foi em abril do mesmo ano. Foram realizadas pela jornalista Patricia Fachin, que contou com auxílio de Graziela Wolfart na primeira entrevista.

Esperamos com esta publicação contribuir para o debate que se faz necessário atualmente em nossa sociedade. Ao nomear esta compilação com a expressão “#VEMpraRUA”, pretendíamos retomar o perfil essencial de todas estas multifacetadas manifestações que buscam, de forma empírica, reivindicar um certo espaço público para a população. As formas de articulação política doravante presentes ainda são de difícil entendimento, porém o espaço onde este diálogo está sendo travado é bem claro: seja ele físico, seja ele virtual, de fato é público.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitados pelo endereço humanitas@unisinos.br. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.

Para fazer o download em PDF, clique aqui>IHU ideias 191: #VEMpraRUA: Outuno Brasileiro?

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário