sexta-feira, junho 28, 2013

Projeto São Francisco (Transposição) promove oficinas de saúde em três estados

Rio São Francisco
O Ministério da Integração Nacional tem realizado uma série de oficinas para capacitação de agentes comunitários de saúde. O objetivo é que esses profissionais atuem como multiplicadores de ações educativas de prevenção a doenças e cuidados com a saúde nos municípios da área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Mais de 1.400 agentes de saúde já participaram das atividades nos estados do Ceará, Pernambuco e Paraíba. A ação faz parte do conjunto de 38 estratégias ambientais desenvolvidas pelo Projeto São Francisco. 

Nesta semana (26 a 29/6), os encontros ocorrem nos municípios cearenses de Brejo Santo e Penaforte e em Terra Nova (PE). O foco central desta edição é o saneamento ambiental. “Precisamos ser vigilantes com o saneamento básico. A educação das pessoas inseridas nesse contexto vai contribuir para a melhoria da nossa qualidade de vida.”, destacou a enfermeira Ana Alves, que participou da oficina realizada nesta quarta-feira, em Brejo Santo (CE).

O calendário de capacitações na área de educação em saúde segue até o mês de julho e contemplará todas as 17 cidades da área de influência do Projeto São Francisco: Salgueiro, Cabrobó, Verdejante, Terra Nova, Sertânia, Betânia, Custódia e Floresta, em Pernambuco; Penaforte, Brejo Santo, Jati, Barro e Mauriti, no Ceará; e São José de Piranhas, Monte Horebe, Monteiro e Cajazeiras, na Paraíba. 

De 1 a 5 de julho, estão agendadas atividades em Monte Horebe e Cajazeiras (PB) e Cabrobó e Custódia (PE). Cada município receberá três oficinas sobre os seguintes temas: gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e aids; prevenção à violência; saneamento ambiental e doenças relacionadas à água; efeitos danosos dos agrotóxicos; e proliferação de vetores e acidentes com animais peçonhentos. Ao final das oficinas, em cada município será realizado um seminário local, com apoio das Secretarias Estaduais de Saúde para discussão e aprovação da Agenda de Compromissos de Educação e Saúde.

As reuniões também visam orientar os profissionais de saúde e lideranças comunitárias para que saibam como desenvolver ações preventivas e educativas relacionadas aos possíveis impactos ambientais que podem ser gerados pelas obras da Integração do São Francisco. “É muito importante nós – agentes de saúde e Ministério da Integração Nacional – estarmos juntos neste debate para que possamos desenvolver um bom projeto. As informações aqui serão agregadas aos nossos conhecimentos para melhorar ainda mais o trabalho que já desenvolvemos com as comunidades”, avaliou Cícera Lucena, agente comunitária de saúde de Brejo Santo.

Projeto São Francisco – Maior obra de infraestrutura hídrica do país, o Projeto São Francisco emprega mais de 5,3 mil trabalhadores. Com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o empreendimento levará água de beber a mais de 12 milhões de brasileiros nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Para garantir um novo futuro em segurança hídrica ao semiárido brasileiro, o Governo Federal está investindo em várias outras obras estruturantes que somam mais de R$ 30 bilhões.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário