terça-feira, junho 03, 2014

Ex-prefeito de Capela-SE é preso por lavagem de dinheiro

Sukita assina ordem de prisão na casa dele em Aracaju (Foto: Polícia Federal  / Divulgação)
Ex-prefeito de Capela-SE, Sukita, assina ordem de prisão na casa dele em Aracaju. Esposa dele e dois ex-secretários também foram presos nesta terça-feira.

O ex-prefeito do município de Capela, Manoel Messias Santos, conhecido por Sukita, foi preso no apartamento dele em Aracaju, no início da manhã desta terça-feira (3). Ele é suspeito de lavagem de dinheiro. A operação também prendeu a esposa de Sukita e dois ex-secretários de Capela durante a gestão dele.

“As autoridades se voltaram contra mim. A Justiça não age sozinha e precisa ser provocada. Sou um homem que serviu a população a vida toda e agora estou sendo perseguido”, disse Sukita.

Operação Policial POP está sendo realizada em ação conjunta das Polícias Federal e Civil, com participação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual de Sergipe, além da Controladoria Geral da União (CGU).



De acordo com a SSP, as ações consistem na realização de quatro prisões e oito buscas em endereços associados aos investigados.

Além do ex-prefeito Manoel Messias, foram expedidos mandados de prisão para a ex-primeira dama e Secretária Municipal de Capela, Silvany Yanina Mamlak, do ex-Secretário Municipal de Capela, José Edivaldo dos Santos, e da empresária, Clara Miranir Santos.

Na Polícia Civil de Sergipe tramitam três inquéritos policiais para investigar crimes de responsabilidade supostamente praticados por Sukita durante sua gestão em Capela.

Além disso, existem procedimentos nos Ministérios Públicos Federal e Estadual para apurar atos de improbidade administrativa por parte de Manoel Sukita, ao longo de seus mandatos de prefeito.

Segundo levantamentos realizados pela CGU, constam diversos indícios de irregularidades na aplicação e prestação de contas de recursos federais, por parte do ex-gestor, em convênios firmados junto a vários Ministérios.

Com mandados de busca e apreensões, a operação está sendo realizada simultaneamente no apartamento de Sukita localizado no Bairro 13 de Julho em Aracaju, em uma loja de veículos dele na Avenida Desembargador Maynard, no Bairro Getúlio Vargas, e também na casa da família dele em Capela. Agentes federais estão realizando buscas de documentos.

G1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário