terça-feira, janeiro 23, 2018

Codevasf promove peixamentos em três municípios de Sergipe

Foto: Codevasf/Divulgação

O rio São Francisco foi repovoado com 200 mil alevinos de peixes nativos no último domingo (21). É que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou peixamentos em três municípios localizados na margem sergipana do Velho Chico: Santana do São Francisco, Ilha das Flores e Gararu. A ação integrou a programação dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes na região.

As ações de repovoamento inseriram 50 mil alevinos no leito do rio São Francisco em Santana do São Francisco, 50 mil alevinos em Santana do São Francisco e 100 mil alevinos em Gararu. A atividade foi coordenada pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis. Em Gararu, o peixamento foi seguido de procissão religiosa.

Os peixamentos tiveram a participação do superintendente regional da Codevasf César Mandarino e lideranças políticas dos municípios, além de populares que participavam dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes.

“Os peixamentos são muito importantes para os municípios e temos feito o possível para atender a todos os pedidos. O repovoamento do rio São Francisco, de lagoas e de açudes produz mais alimentos para a população e contribui para a pesca familiar”, declarou o superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino.

No dia 7, a Codevasf realizou o primeiro peixamento do ano em Sergipe, com o lançamento de 70 mil alevinos nas águas do São Francisco em ação de repovoamento no município de Neópolis. Também estão agendados peixamentos nos municípios de Propriá (dia 28 de janeiro) e no povoado Serrão, em Ilha das Flores (dia 4 de fevereiro).

Em 2017, a Codevasf realizou peixamentos em 15 municípios sergipanos, com cerca de 3 milhões de alevinos inseridos no rio São Francisco, lagoas e açudes públicos, além de fornecidos a produtores familiares. Além da bacia do rio São Francisco, a Codevasf também atendeu ao município de Itabaiana, na bacia do Vaza-Barris, incluída na área de atuação da empresa em setembro do ano passado.

Codevasf

Nenhum comentário:

Postar um comentário