segunda-feira, abril 03, 2017

Motim na Funase de Vitória de Santo Antão termina com três internos mortos

Três socioeducandos foram mortos neste domingo (2) (Foto: JC Online)

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, registrou neste domingo a segunda rebelião em um curto espaço de tempo. Desta vez, três socioeducandos morreram asfixiados pela fumaça decorrente da queima de colchões e outros itens durante uma briga entre grupos rivais.

Segundo o sargento Martins, do 21º Batalhão da Polícia Militar, o incidente começou por volta das 16h e foi controlado rapidamente, às 17h. O conflito teve início após um dos grupos conseguir invadir o bloco do rival e atear fogo em colchões e outros objetos inflamáveis.

Após a rebelião, a PM realizou uma revista no local e apreendeu diversas armas brancas.

No dia 24 de março, a Funase de Vitória de Santo Antão enfrentou uma rebelião que resultou na fuga de 33 socioeducandos e na morte de um dos jovens.

É o segundo incidente em uma Funase do estado neste final de semana e o quarto no período de 15 dias. No sábado, a unidade de Garanhuns, no Agreste, registrou a fuga de dois internos que cumpriam regime semiaberto. E, na quarta-feira (29 de março), sete jovens renderam os funcionários do local e conseguiram escapar pelo portão principal. Apenas três deles foram localizados e reconduzidos.

Confira a nota divulgada pela assessoria de imprensa da Funase:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) esclarece que o clima no Case Vitória de Santo Antão era de paz e que todas as atividades transcorriam em plena normalidade neste domingo. O fato surpreendeu a todos, quando seis internos atearam fogo em uma das alas e três adolescentes acabaram morrendo asfixiados.

A Polícia Militar foi acionada imediatamente e todas as providências estão sendo tomadas. A diretoria da instituição, além de sua gerência de segurança e Corregedoria, está no local. Por meio de sua Corregedoria, a Funase abrirá uma Sindicância que vai apurar as causas e responsabilidades. A unidade tem capacidade para 72 adolescentes e na ocasião abrigava 35.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário