terça-feira, abril 26, 2016

Escritório de Projetos oferece cursos para agentes públicos municipais



Os primeiros cursos, fruto da parceria firmada entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), através do Escritório de Projetos, o Centro de Formação dos Servidores do Estado (Cefospe) e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), começam a partir do próximo dia 2. Inicialmente, serão oferecidas vagas em 11 cursos para os agentes públicos municipais. Eles abordarão as temáticas de gestão pública e planejamento e de licitações, compras, contratos e convênios.

O acordo de cooperação técnica foi assinado pela Seplag e as instituições durante o 3º Congresso Pernambucano de Municípios e determina que 10% das vagas dos cursos oferecidos pelo Cefospe sejam destinadas a servidores municipais de todo o Estado. O objetivo é estimular e fomentar, no âmbito da administração pública, um ambiente de permanente integração institucional, intercâmbio de conhecimentos e capacitação dos agentes públicos.

“Até o fim do ano, serão cerca de mil vagas destinadas os servidores municipais e acreditamos que esse número seja repetido nos anos seguintes”, afirma o secretário executivo de Apoio aos Municípios da Seplag, Flávio Figueiredo. As primeiras turmas serão de Básico para licitação, Contabilidade aplicada ao setor público e Avaliação de políticas públicas. Os dois primeiros têm uma carga horária de 20 horas/aula, já o terceiro é de 40 horas/aula e será realizado até o dia 20 de maio.

O Escritório de Projetos foi criado no ano passado, dentro da estrutura da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, para dar suporte ao desenvolvimento municipal de forma integrada e regionalizada. Além de oferecer capacitação técnica para agentes públicos municipais, ele disponibiliza recursos para o financiamento de projetos de engenharia e apoia os municípios na captação e gestão de recursos e convênios. O primeiro edital do Escritório de Projetos destinou R$ 10 milhões para que os municípios financiem a elaboração de projetos de engenharia. No total, 49 propostas foram selecionadas.

Primeiras turmas do acordo entre Escritório de Projetos, Cefospe e Amupe:

Datas
Cursos
2 a 6 maio
Básico de Licitações - 20 h/a
2 a 6 maio
Contabilidade Aplicada ao Setor Público  - 20 h/a
2 a 11, 19 e 20 maio
Avaliação de Políticas Públicas - 40 h/a
9 a 13 maio
Qualidade no Atendimento - 20 h/a
16 a 20 maio
Elaboração de Projetos SICONV - 20 h/a
16 a 27 maio
Noções Básicas de Direito Administrativo - 42 h/a
16 a 20 maio
Orçamento Público: Teoria e Prática -20 h/a
18 a 25maio
Elaboração de Projetos no Setor Público  - 24 h/a
23 a 27 maio
Empreendedorismo na Gestão Pública -20 h/a
25/5 a 1/6
Básico para Elaboração de Termos de Referência - 24 h/a
30/5 a 3/6
Planejamento Estratégico - 20 h/a


Seplag-Nicom

Nenhum comentário:

Postar um comentário