sábado, agosto 15, 2015

Lula pede mobilização social pela educação

Lula em ato Todo o PT pela Educação (Foto: Ricardo Stuckert)
Em um discurso de quase uma hora no ato Todo o PT pela Educação, o ex-presidente Lula cobrou que a sociedade brasileira se mobilize integralmente em favor da educação e do futuro do país. O evento, realizado na noite desta sexta-feira (14) em Brasília, contou com a participação do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), governadores, prefeitos, ministros e outros parlamentares. Lula foi muito festejado pelo público, que lotou o centro de convenções Brasil 21.

“Visitem as escolas do seu bairro, conversem sobre a qualidade da educação, cobrem dos governantes o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação. Vamos à luta!”, disse o ex-presidente, responsável por triplicar o número de escolas técnicas, pelo aumento recorde da quantidade de campi universitários no país inteiro, por triplicar o orçamento do Ministério da Educação e pela política de reajuste salarial muito acima da inflação aos docentes.

Segundo Lula, não existe nada mais importante do que a educação para fazer a revolução de que a nação precisa. “O Brasil depende de mais educação para dar mais igualdade para os nossos jovens. Transformar o Brasil numa nação maior, melhor e mais justa é a nossa tarefa”, declarou.

Para Humberto, o discurso acalorado de Lula, recheado de dados importantes sobre o que foi feito no setor nos últimos anos e os próximos passos com base nas metas e compromissos do Plano Nacional de Educação (PNE), serve como um norte para um avanço ainda maior dos brasileiros.

“Esse encontro em Brasília não foi somente mais um encontro do PT, mas sim um encontro de compromisso nosso com a educação. O partido tem uma responsabilidade histórica de mudar nossa sociedade”, declarou o senador. Para ele, é preciso mostrar que o Brasil não nasceu para ser atrasado. “Atrasada é a elite deste país, que durante cinco séculos sonegou o direito à educação para a maioria do nosso povo", disse.

Lula, que não tem diploma universitário porque, disse ele, “não foi me dada a chance”, contou que tem orgulho de ter sido o presidente que mais criou universidade na história do Brasil. “Nenhum governo fez tanto por educação quanto nós nesses 13 anos. Hoje, a gente vê os filhos dos pobres estudando Medicina, Filosofia, Direito”, comentou.

Para o ex-presidente, a educação é a única forma que pode garantir a igualdade entre pobres e ricos, homens e mulheres, negros e brancos. De acordo com ele, nenhum país do mundo tornou-se melhor sem educação de qualidade. “E o Brasil não pode ficar atrás nessa corrida”, afirmou.

O líder do PT no Senado ressaltou que o PSDB, que vai às ruas neste domingo pedir o impeachment da presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff, teve a chance de ampliar a destinação de recursos para a educação e iniciar esse processo de reformulação do país ainda nos anos 90. "Mas os tucanos não o fizeram. Quando governavam, o Congresso aprovou 7% do PIB para a educação e o então presidente Fernando Henrique vetou. Nos nossos governos, nós aprovamos não 7%, mas 10% do PIB para a educação”, disparou.

O índice consta de uma das metas do PNE que foi enviado por Lula ao Congresso Nacional e sancionado por Dilma sem nenhum veto. “O PT entende de educação. As elites atrasadas deste país têm preconceito e não gostam de ver os pobres ocupando espaços onde só os ricos frequentavam”, avalia Humberto. O PNE tem 20 metas planejadas para a próxima década e mais de 200 estratégias a serem adotadas pelo Estado brasileiro.

Ascom Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário