sexta-feira, março 10, 2017

Assembleia Legislativa de PE abre espaço para Campanha da Fraternidade

Odacy Amorim chamou atenção para a necessidade de preservação da Caatinga e para o fim do desperdício de água. “Essa é uma grande missão, principalmente dos jovens, que são o futuro” (Foto:  Rinaldo Marques/Alepe)
 
“Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.” Esses são os objetivos da Campanha da Fraternidade deste ano, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no último dia 1º de março, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”. Por solicitação da deputada Terezinha Nunes (PSDB), a ação foi destacada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nessa quinta (9).

Coordenada pela CNBB, a campanha é realizada pela Igreja Católica, desde 1961, com a abertura coincidindo com o início da Quaresma. Ao longo de 2017, a diversidade de cada bioma será exaltada, bem como a importância de manter relação respeitosa com o meio ambiente e a cultura dos povos. Presidindo a reunião, o deputado Ricardo Costa (PMDB) destacou que, “ao realizar a solenidade, a Assembleia Legislativa associa-se à Campanha da Fraternidade, conclamando a sociedade pernambucana para também se integrar à iniciativa”.

Ao avaliar o tema deste ano como oportuno, Terezinha Nunes elencou diversas ações praticadas contra o meio ambiente e suas consequências: “Seca no Nordeste, que já segue há cinco anos, desmatamento na Região Norte, enxurradas no Sul, desastre ecológico no Sudeste e doenças provocadas pelo uso indiscriminado de agrotóxicos no Centro-Oeste”. De acordo com análise da deputada, é necessário refletir sobre a ação do homem para com a natureza, e este é um momento oportuno.

Por meio de carta, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos bispos do Brasil, saudando a abertura da Campanha da Fraternidade. No documento, o Sumo Pontífice destacou que o tema deste ano trata de “um dos maiores desafios em todas as partes da Terra, até porque as degradações do ambiente são sempre acompanhadas pelas injustiças sociais”. Representando a Arquidiocese de Olinda e Recife, o bispo auxiliar Dom Antônio Tourinho Neto falou sobre os impactos dos maus-tratos ao meio ambiente e da importância da Quaresma. “A Campanha da Fraternidade tem um papel importante na passagem desse período, ajudando os católicos no empenho com a fé e a fraternidade”, salientou.

O deputado Odacy Amorim (PT) chamou atenção para a necessidade de preservação da Caatinga e para o fim do desperdício de água. “Essa é uma grande missão, principalmente dos jovens, que são o futuro”, observou. Romário Dias (PSD) sugeriu que o bispo auxiliar dialogue com as Comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico da Casa sobre o assunto. “É importante que os debates nesses colegiados estejam em sintonia”, analisou.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente, Zé Maurício (PP) acrescentou a necessidade de investimento em energia renovável. Líder do Governo, Isaltino Nascimento (PSB) destacou o empenho do governador Paulo Câmara na defesa do meio ambiente. “Algumas das ações mostram que o governador está sintonizado com o que a Igreja está propondo”, pontuou.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário