segunda-feira, junho 18, 2018

PF apreende 255 mil pés de maconha no Sertão do Estado de PE

Os trabalhos contaram com um efetivo de mais de 90 policiais federais e militares do Corpo de Bombeiros. Além da aeronave do Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social e duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal, dois botes infláveis e uma ambulância dos bombeiros


Um total de 265 mil pés de maconha, 126 plantios, 131 mil mudas da planta e 198 quilos da erva pronta para o consumo foram apreendidas numa operação da Polícia Federal no Sertão do Estado. Batizada de Macambira II, a ação aconteceu entre os dias 4 e 15 deste mês, em algumas ilhas dos Rio São Francisco e na Região de Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, e nas áreas de caatinga em Salgueiro, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia e Floresta.

Os trabalhos contaram com um efetivo de mais de 90 policiais federais e militares do Corpo de Bombeiros. Além da aeronave do Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social e duas aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal, dois botes infláveis e uma ambulância dos bombeiros.

De acordo com a Polícia Federal, a operação faz parte das estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes, Órgão Central da Polícia Federal em Brasília, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha no sertão Pernambucano. Somente este ano, a PF já erradicou 491 mil pés de maconha na região do Sertão pernambucano.

O ciclo produtivo da cannabis vem sendo acompanhado de perto por policiais federais e quando vai se aproximando o período da colheita novas ações são realizadas coibindo assim a secagem e a consequente introdução no mercado consumidor, pontos de vendas de drogas. Segundo a PF, as constantes operações de erradicação de maconha no sertão de Pernambuco, não tem dado tempo ao traficante daquela região em produzir a droga em seu pleno desenvolvimento, o que tem levado a importação da droga do Paraguai. 

Isto também está demonstrado pelo aumento das apreensões feitas pela Polícia Federal de maconha vinda daquele país vizinho. "Se os 265 mil pés de maconha fossem colhidos e prensados, daria para se fazer 88 toneladas de maconha. Assim com essas operações consecutivas a Polícia Federal contribui significativamente para o desabastecimento dos pontos de venda de droga em nosso estado como também em outros estados da região nordeste, evitando assim a escalada da violência tais como: assaltos, furtos, homicídios, assassinatos, acertos de contas, porque geralmente essas ocorrências giram em torno do tráfico de drogas. Cada ponto de venda de droga desabastecido, significa um foco a menos de violência", informa o Comunicação Social da PF em Pernambuco, Giovani Santoro.

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário