quinta-feira, maio 24, 2018

Temer tenta acertar trégua com caminhoneiros ainda nesta quinta (24)


A paralisação dos caminhoneiros em todo o país, que entrou nesta quinta-feira (24) no quarto dia, impõe mais desgaste ao presidente Michel Temer e acendeu de vez o sinal vermelho no Palácio do Planalto.

A ordem é tentar acertar uma trégua com os caminhoneiros ainda nesta quinta em uma reunião prevista para o início da tarde. Nessa linha, Temer recebeu com alívio a decisão da Petrobras de reduzir em 10% o preço do diesel por 15 dias.

Antes de ser informado da decisão da estatal, o presidente avaliou com assessores que a situação estava chegando num ponto de gravidade elevada, com risco de desabastecimento em vários setores da economia, podendo parar a produção de algumas empresas.

“Pelo menos uma boa notícia desde o início dos protestos”, comentou Temer depois de ser informado pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente, da decisão tomada pela diretoria da estatal.

Temer começou o dia com uma reunião com seus ministros mais próximos e chamou Pedro Parente para participar das conversas na busca de acertar uma pauta para acabar, pelo menos temporariamente, com o protesto dos caminhoneiros.

Na avaliação de interlocutores do presidente, o governo não contava com o potencial de mobilização dos caminhoneiros e foi surpreendido pelos efeitos da paralisação num prazo muito curto.

Segundo um auxiliar, o governo demorou a perceber que o preço do diesel estava subindo numa escala preocupante, prejudicando o setor de transportes no país. Resultado de uma reta final de mandato muito pior do que imaginava a equipe presidencial.

Sem apoio no Congresso para votar seus projetos, com a economia vivendo dias de turbulência, Temer agora sofre mais desgastes ainda com os protestos dos caminhoneiros. Por isso recebeu com alívio a decisão da Petrobras anunciada na noite desta quarta (23).

Agora, ele espera que os caminhoneiros tenham, nas palavras de auxiliares, “bom senso e concedam uma trégua” até que seja encontrada uma solução definitiva para a crise do preço dos combustíveis. O governo espera fechar um acordo provisório com os caminhoneiros envolvendo principalmente a redução de tributos federais e também estaduais sobre diesel.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário