segunda-feira, julho 27, 2015

Quintais produtivos com reaproveitamento da água pode ser realidade no ProRural

 Reprodução Facebook ProRural

Verduras e legumes na mesa do agricultor familiar o ano inteiro, independente de chuva ou estiagem, pode virar realidade para produtores do Semiárido ligados ao ProRural. Técnicos do Programa, junto com representantes do Banco Mundial, conheceram a experiência da Avsi Brasil no Agreste pernambucano, e estudam a aplicação do Sistema Bioágua e Agroecologia em Quintais Produtivos em outras localidades.

A visita técnica aconteceu na última quinta-feira (23), nos municípios de Jupi e Lajedo. A idéia era constatar junto com produtores os benefícios do sistema de reutilização das águas cinzas (torneiras, pias e chuveiros), que são utilizadas no dia a dia das famílias rurais e que, ao invés de serem descartadas como antes, agora passam por um processo de limpeza, através de um filtro biológico, e são reutilizadas na lavoura por um sistema de irrigação por gotejamento. O resultado visto foram quintais cheios de grande variedade de hortaliças que vão para a mesa da família.

Para o produtor Cassimiro Firmino dos Santos, do Assentamento Pereira I, no município de Lajedo, o projeto não apenas trouxe mais alimento para a mesa como também melhorou a renda da família. “A produção do meu quintal tem sobrado e já vendi coentro e mostarda na feira. Além disso, também pude doar verduras para alguns vizinhos que não foram beneficiados, o que é muito gratificante”, informa o agricultor que já está produzindo também o feijão, milho, fava, alface, couve, cenoura e cebolinha.

Para o gerente de Planejamento, Orçamento e Gestão, Alexandre Ramos, o projeto de reaproveitamento da água é interessante porque compreende outros componentes como a promoção da atividade produtiva familiar e a educação alimentar baseada na preservação da cultura de cada região. “A nossa intenção é que a aplicação do projeto pelo ProRural se dê a partir de unidades experimentais nas nove Regiões de Desenvolvimento do Estado inseridas no Semiárido”, finaliza.

ProRural - Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor Rural no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário