terça-feira, março 18, 2014

Em entrevista ao Blog, Rodrigo Novaes fala sobre o concurso público de Ibimirim, do seu mandato de deputado, e das eleições de 2014

 
Rodrigo Novaes em entrevista a Assis Ramalho
Foto: Assessoria do deputado

Em recente visita à cidade de Petrolândia, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD-PE) foi entrevistado por Assis Ramalho. Em nossa conversa, Rodrigo fala sobre os seus projetos para as eleições de 2014, na qual pretende renovar seu mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Segundo o deputado, as suas bases eleitorais estão mais fortalecidas, neste ano de 2014, do que na campanha das eleições de 2010.

Rodrigo Novaes fala sobre a realização da audiência pública, intermediada por ele, em defesa dos aprovados em concurso da Prefeitura de Ibimirim, não nomeados pelo atual prefeito. Segundo o deputado, a audiência pública causou grande clamor naquela cidade, reunindo muitos concursados, e foi feito um trabalho relevante no sentido de encaminhar uma reunião da Comissão de Administração com Dr. Aguinaldo Fenelon, Procurador Geral do MPPE, e também com o Presidente do TJPE, Desembargador Frederico Neves, para que se possa agilizar um processo de intervenção no município com a nomeação de um interventor, já que, segundo ele, o prefeito deixa de cumprir as ordens judiciais.

Eleito no ano de 2010 com 27.328 votos, pode-se dizer que Rodrigo Novaes nasceu com a política no sangue. 

Nascido em Floresta, no Sertão de Pernambuco, Rodrigo é filho de Vital Novaes, que foi deputado estadual com seis mandatos, e sobrinho de Antônio Novaes e João Novaes Filho, também com experiência na Alepe. Já o seu tio Manoel Novaes foi deputado federal pela Bahia por 12 mandatos, além de Luiz Novaes, ex-prefeito de Floresta, e Daniel Novaes, ex-vereador da mesma cidade.

Antes de ser eleito deputado estadual, Rodrigo Novaes foi eleito vice-prefeito de Floresta em 2008, cargo exercido por dois anos.

Acompanhe abaixo na íntegra a entrevista concedida pelo deputado Rodrigo Novaes à reportagem do Blog de Assis Ramalho.

Assis Ramalho: Rodrigo, o ano de 2014 chegou e, consequentemente, vêm aí as eleições, em outubro. Ao que parece, pelo que temos acompanhado, você tem andado bastante no Estado, em visitas às bases. O deputado está preparado para buscar a reeleição?

Rodrigo Novaes: Assis, primeiramente, eu quero dizer que é um prazer voltar a falar com você, assim como também é um prazer voltar aqui, a Petrolândia, para visitar os amigos. E sobre a sua pergunta, é verdade. A gente tem andado bastante pelo nosso Estado, buscando o nosso trabalho de visitas, para também sintonizar o mandato com as demandas da população. A gente sabe que a eleição se aproxima, mas eu posso dizer pra você que a gente está preparado para mais uma luta, e na certeza de que o nosso mandato honrou as melhores causas, e eu procurei, ainda que com todas as limitações de um parlamentar, representar bem o povo da nossa região na Assembleia Legislativa. Durante esse tempo eu estive na tribuna por diversas vezes, reivindicando melhorias para a nossa região. É claro que tem algumas coisas que a gente consegue, outras não, mas a gente sabe que é assim mesmo.

Assis Ramalho: O ano começou positivo, pois você conseguiu ter algumas leis importantes, apresentadas por você, aprovadas na Assembleia Legislativa.

Rodrigo Novaes: Assis, na verdade, a gente começou a colher alguns resultados positivos de projetos de lei que a gente deu entrada no ano passado, por exemplo, a aprovação dos mandatos dos Conselhos Tutelares já foi sancionada pelo governador Eduardo Campos, portanto, este ano não haverá eleição para o Conselho Tutelar, e a gente conseguiu atender às reivindicações da classe. Tem também a lei do Código de Procedimento, que é o primeiro no país, que é um código de procedimento processual, que vai agilizar a Justiça do nosso estado. É uma lei de 107 artigos que também está em tramitação. Tem a lei de proteção à caatinga, que também já foi distribuída na Comissão de Justiça, que eu quero crer que, daqui para o mês de abril ou maio, a gente já tenha ela sancionada. Então, são projetos importantes que visam valorizar a nossa região, com tudo voltado para melhorar a qualidade de vida do cidadão.

Assis Ramalho: Você considera que as suas bases eleitorais estão mais fortalecidas neste ano de 2014 do que na campanha das eleições de 2010?

Rodrigo Novaes: Sem dúvidas, a nossa base está mais forte este ano. Isso porque a gente teve a oportunidade de se fortalecer onde a gente já fazia política e de expandir a nossa atuação. Então, hoje a gente faz política no Sertão Central, no Araripe, no Pajeú, na região de Itaparica, na região do Moxotó, no município de Inajá e no município de Manari. Então eu quero crer, que a gente está mais forte, não pela expansão da atuação nessas regiões, mas pela forma como a gente atuou. Sempre procuramos fazer visita às pessoas, não nos escondendo do povo, e assim eu quero crer que nas eleições de outubro a gente vai alcançar um resultado muito favorável.

Assis Ramalho: O deputado esteve recentemente em Ibimirim, onde participou de uma audiência pública em defesa dos aprovados no concurso da Prefeitura, que não foram nomeados pelo atual prefeito. Você considera que foi positiva a audiência?

Rodrigo Novaes: A audiência foi muito proveitosa. A gente esteve lá com o deputado Raimundo Pimentel, que é o presidente da Comissão de Administração Pública, e a gente pôde avaliar as decisões da Justiça, que já determinava uma multa diária de R$ 5 mil para o prefeito. Essa multa é uma multa pessoal e, em caso de descumprimento, até há a possibilidade de intervenção no município. Então, com o encaminhamento da comissão, a gente ouviu vários populares. Houve uma grande comoção na cidade, reunimos muitos professores, muitos concursados, e assim, a gente pôde fazer um trabalho relevante, no sentido de encaminhar uma reunião da Comissão de Administração com Dr. Aguinaldo Fenelon, que é o Procurador Geral de Justiça (do MPPE), e também com o Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Dr. Frederico Neves, para que a gente possa agilizar esse processo de intervenção para que seja nomeado um interventor, já que o prefeito deixa de cumprir as ordens judiciais. Ordens judiciais, Assis, que transitam julgadas. São decisões transitadas e julgadas, em que não cabem mais recursos, e o prefeito simplesmente, pelo seu bem querer, deixa de cumprir a decisão judicial. É preciso que haja a compreensão de que a lei é pra ser cumprida e, em razão destas gravidades, foi que a Assembleia se fez presente no município de Ibimirim. Então, eu quero crer que agora, com essa decisão judicial de uma multa de R$ 5 mil, mais a possibilidade de intervenção no município, a gente consiga resolver a questão com a devida nomeação dos concursados. Todos que fizeram o concurso, estudaram, se dedicaram e passaram e, sendo assim, todos têm o seu direito.

Assis Ramalho: Obrigado pela entrevista, parabéns pelo seu trabalho e boa sorte nas eleições de 2014, que se aproximam.

Rodrigo Novaes: Amigo Assis, eu é que quero lhe agradecer, porque, ao longo desses quatro anos, com o sucesso de nosso mandato reconhecido demais pela população, graças a parceiros como você. Você que abriu esse instrumento, essa ferramenta de divulgação e de grande credibilidade, que é o seu blog, que é recordista e super acessado aqui na região. Portanto, a gente tem muito a agradecer pelas oportunidades que você sempre tem nos dado através do seu blog e, assim, poder ter esse contato próximo com as pessoas. Então, muito obrigado, e desejo que a gente continue sempre buscando o melhor para o povo da nossa região.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário