segunda-feira, novembro 03, 2014

Anvisa suspende medicamentos e interdita saneante e cosmético


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou hoje (3) a suspensão da distribuição, comercialização e do uso do lote AIIM/16 do medicamento Torisel 25 mg/ml (Tensirolimo) que contém diluente do lote AHZW/1N. A empresa fabricante, Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda, comunicou o recolhimento voluntário do lote após receber queixas relatando a presença de cristais no diluente do medicamento citado. O lote tem validade até junho de 2016.

Também foi determinada a suspensão dos lotes 924040 e 924423 do medicamento Yervoy (Ipilimumabe) 200 mg/40 ml, solução injetável, fabricado pela Bristol-Myers Squibb Farmacêutica S.A. O fabricante comunicou recolhimento voluntário dos lotes, como medida de precaução, após receber reclamações referentes a rachaduras em frascos do lote citado. De acordo com a Anvisa, as rachaduras podem comprometer a esterilidade do produto e provocar a introdução de pequenas partículas de vidro no interior do frasco.

A agência interditou cautelarmente, pelo prazo de 90 dias, o lote 002 do saneante Desinfetante para uso geral – Eucalipto, marca Candura, 2l, fabricado pela Iplasa Indústria e Comércio de Produtos Domissanitários. O lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de teor de tensoativo catiônico e determinação de pH.

Também foi determinada a interdição cautelar do lote 1574 do cosmético Hygipart Gel Antisséptico (Gel Alcoólico Antisséptico), frasco de 600 mL/440g. O lote foi fabricado pela empresa Kelldrin Industrial Ltda em janeiro deste ano e tem validade até janeiro de 2016. Segundo a Anvisa, a medida foi tomada porque foi insatisfatório o resultado do ensaio de teor de álcool etílico.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário