segunda-feira, abril 27, 2015

Governo federal anuncia R$ 2,8 milhões para reconstrução de cidades de SC


O governo federal já disponibilizou R$ 2,8 milhões para ações de restabelecimento nas duas cidades catarinenses, Xanxerê e Ponte Serrada, atingidas pelo tornado na última segunda-feira (20). Os recursos serão investidos principalmente na reconstrução de telhados.

Presente na cidade, nesta segunda-feira (27), a presidenta Dilma também falou sobre a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os atingidos pelo desastre, que será feita nos próximos dias, pelo Ministério do trabalho e a Caixa Econômica Federal.

A visita da presidenta tem como objetivo intensificar o apoio dado pelo governo federal às famílias vítimas do tornado.

O Ministério das Cidades publicou Diário Oficial da União, desta segunda-feira (27), portaria que disponibiliza recursos para reforma das moradias e construção habitacional por intermédio do Programa Minha Casa, Minha Vida em áreas urbanas e rurais. A transferência de recursos, segundo a publicação, será feita mediante assinatura de termo de compromisso firmado com a Caixa Econômica Federal.


“Pretendemos também dar continuidade com liberação do Fundo de Garantia, do Benefício de Prestação Continuada da Previdência, do Bolsa Família.”

Segundo a Caixa Econômica Federal, a estimativa é que, aproximadamente, 3 mil pessoas sejam beneficiadas com a liberação do fundo de garantia nos municípios de Xanxerê e Ponte Serrada. Segundo o superintendente regional do banco, Ricardo Trogli, os esforços estão sendo destinados para que esses valores sejam pagos à população no menor tempo possível. A previsão, segundo ele, é que essa liberação aconteça de quatro a cinco dias.

Dilma Rousseff lembrou também que o Exército já enviou duzentos homens para a desobstrução das vias, retirada de escombros, distribuição de alimentos, água, material de higiene pessoal e kits de dormitório para a população afetada.

Defesa Civil

O tornando deixou 120 feridos na região. A defesa civil reconheceu duas mortes em decorrência do desastre. De acordo com a Defesa Civil do estado, neste momento, 1.273 profissionais e 252 veículos trabalham no atendimento às vítimas do tornado.

Em Xanxerê, o total de desabrigados chega a 539. O número de desalojados chega a 4. 275. Foram registrados ainda duas mortes e 97 feridos. O volume de edificações públicas danificadas chega a nove, enquanto os prédios residenciais atingidos pelo tornado alcançam 2.188. Além disso, 235 casas foram totalmente destruídas.

Em Ponte Serrada, 77 pessoas estão desabrigadas e 1.050, desalojadas. O município registra também 27 feridos, uma edificação pública danificada e 252 residências afetadas, além de 24 casas totalmente destruídas.

Portal Brasil

Um comentário: