quarta-feira, maio 08, 2019

Mobilização da CPRH no Sertão informa população sobre planos ambientais dos reservatórios do Ramal do Agreste




Equipes de Educação Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) estão, desde a segunda-feira (6), visitando comunidades rurais, sindicatos, associações e órgãos públicos e da sociedade civil organizada de Sertânia, no Sertão do Estado, numa atividade de mobilização social sobre o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) Negros. Trata-se de uma intervenção do empreendimento Ramal do Agreste, Trecho VII do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF. A mobilização prossegue até a sexta (10) e, na semana que vem (de 13 a 17), atividade semelhante será desenvolvida em Arcoverde, em relação ao Reservatório Artificial Ipojuca, também do Ramal do Agreste.

Os Reservatórios Artificiais Negros (Sertânia) e Ipojuca (Arcoverde) serão implantados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). No trabalho de mobilização social a população dos dois municípios será informada do processo de construção e implementação dos dois Planos Ambientais. A partir desta quinta-feira (9), ambos estarão disponíveis para consulta no site da Agência ambiental (www.cprh.pe.gov.br) e nas sedes das prefeituras dos dois municípios. Um edital da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e CPRH também está sendo publicado, nesta quinta, abrindo prazo de 45 dias para que as pessoas interessadas se manifestem e apresentem contribuições, que podem ser feitas por um e-mail específico e outros canais disponíveis (confira abaixo).

O Pacuera está previsto no Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012) na Resolução nº 302/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Os planos ambientais relativos aos reservatórios artificiais Negros e Ipojuca, do empreendimento Ramal do Agreste, ainda estão em fase de análise pelo Núcleo de Avaliação de Impacto Ambiental (NAIA) da CPRH . Além da mobilização social em andamento , o processo prevê Consultas Públicas, já agendadas para os dias 21 e 22 deste mês, a primeira em Sertânia e a segunda em Arcoverde. Uma reunião técnica com instituições federais e estaduais, com coordenação da CPRH, foi realizada no dia 17 de abril, no auditório do Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), quando foram informadas as ações de mobilização social e as datas das Consultas Públicas.

Para o reservatório Negros, a CMT Engenharia – responsável pela execução dos programas ambientais do Ramal do Agreste – apresenta a proposta de quatro programas ambientais, voltados para os tópicos Conservação do Solo e da Água; Recuperação Ambiental; Educação Ambiental e Comunicação Social, e Monitoramento Ambiental . Também sugere oito Zonas Ambientais, sendo cinco localizadas na faixa de domínio da União e outras três em propriedades privadas. Já para o reservatório Ipojuca, que será o ponto final do Ramal do Agreste, em Arcoverde, entre as diretrizes apontadas pelo Pacuera para as zonas envolvidas está a de Uso Restrito, com conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Sugere, inclusive, a proteção do Sítio Pedreira, que abriga a nascente do Rio Ipojuca e vestígios arqueológicos encontrados nos estudos.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS PACUERAS NEGROS E IPOJUCA

Mobilização social – Começou na segunda (6) e prossegue até a sexta (10) em Sertânia, onde está prevista a implantação do Reservatório Artificial Negros. De 13 a 17 será em Arcoverde, sobre o reservatório Ipojuca.

Consulta aos Planos Ambientais – A partir desta quinta (9) os Pacueras Negros e Ipojuca estarão disponíveis no site da Agência ambiental (www.cprh.pe.gov.br) e na sede das prefeituras de Sertânia e Arcoverde.

Canais para contribuições aos Pacueras – A partir desta quinta (9), a população poderá apresentar contribuições. O prazo para as manifestações é de 45 dias e os canais são os seguintes:

- Email pacueras@cprh.pe.gov.br

- Protocolo da CPRH, em atenção ao Núcleo de Avaliação de Impacto Ambiental (NAIA). A CPRH fica na Rua Santana, 367, Casa Forte, Recife

- Caixas de Comunicação do Ramal do Agreste instaladas nos municípios de Sertânia e Arcoverde, nos seguintes locais:

Sertânia: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania; Secretaria Municipal de Agricultura.

Arcoverde: Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Centro de Atendimento do Público Ramal do Agreste.

Consultas Públicas - Fechando o processo, serão realizadas duas consultas públicas. A primeira dia 21 próximo, em Sertânia, terá início às 14h, na Escola Técnica Arlindo Ferreira dos Santos. A segunda será em Arcoverde no dia 22, com início às 14h, no Centro de Atendimento ao Público do Ramal do Agreste (CAPRA) – Escritório da CMT Engenharia.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário