sexta-feira, fevereiro 01, 2019

Deputados estaduais são empossados na Alepe em cerimônia com manifestações políticas


Os 49 deputados estaduais eleitos em 2018 tomaram posse nesta sexta-feira (1º) para a 19ª legislatura da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A cerimônia foi realizada no plenário do Edifício Miguel Arraes, no Centro do Recife, onde estiveram presentes 47 parlamentares.

Com 40 minutos de atraso, a solenidade teve início por volta das 15h40 e foi chefiada pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), o único candidato à presidência na eleição da nova Mesa Diretora, que acontece na noite desta sexta (1º).

“O combate à violência, privatização de estatais e reforma da presidência são pautas que serão discutidas a nível nacional nesses quatro anos. Pernambuco não estará alheio, como nunca esteve, aos grandes debates nacionais. Esta casa continuará a ser a casa de ressonância em defesa dos direitos dos pernambucanos. Cumpriremos o nobre papel de representar com altivez e harmonia os mais de 9 milhões de habitantes do nosso estado”, disse Eriberto.

Ele, que passou a chefiar a Casa de Joaquim Nabuco após a morte de Guilherme Uchoa (PDT), foi o primeiro a discursar em plenário. Em seguida, o livro de posse começou a ser assinado. Durante as assinaturas, houve manifestações políticas.

As cinco integrantes do mandato coletivo Juntas (PSOL) levaram uma placa lembrando a vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, sua correligionária, que foi assassinada a tiros em março de 2018. Teresa Leitão (PT) gritou o nome do ex-presidente Lula, preso após ser condenado em segunda instância por corrupção passiva.

Após a assinatura do livro de posse, o presidente da Alepe apresentou a renúncia dos deputados Rodrigo Novaes (PSD) e Aluísio Lessa (PSB), que assumem secretarias no governo do estado. Em seus lugares, assumem Paulo Fernando de Vasconcelos Dutra (PSB) e Rodrigues Albino (PSB), respectivamente.

Em seguida, foi deferido um requerimento que pedia a antecipação da eleição da Mesa Diretora. A cerimônia de posse acabou por volta das 17h20.

Confira os candidatos à Mesa Diretora

Presidente: Eriberto Medeiros (PP)
1º vice: Simone Santana (PSB) e Aglailson Victor (PSB)
2º vice: Guilherme Uchoa Jr. (PSC), Romário Dias (PSD) e Alberto Feitosa (Solidariedade)
1º secretário: Isaltino Nascimento (PSB)
2º secretário: Claudiano Martins Filho (PP)
3ª secretária: Teresa Leitão (PT)
4º secretário: Álvaro Porto (PTB)

Liderança

Ao todo, 18 partidos conseguiram eleger deputados estaduais em Pernambuco. Doze deles, que somam 32 parlamentares, apoiam o governador reeleito Paulo Câmara (PSB). Os outros seis partidos escolheram como líder da oposição o deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), que afirmou que a oposição saiu unida do processo eleitoral.

“A oposição vai ser pautada na ineficiência do governo de Pernambuco, vamos mostrar que o estado não é essa produção de Hollywood que aparece no guia eleitoral. O saudoso governador Eduardo Campos [PSB] criou uma geringonça que são os atuais representantes do Recife e do estado, mas seria para ele tocar. Infelizmente ele foi embora e deixou as geringonças aí”, declarou Marco Aurélio Meu Amigo.

Então líder da situação, o deputado Isaltino Nascimento (PSB) foi eleito para seu segundo mandato na Casa de Joaquim Nabuco. Ele ocupa o cargo de líder do governo na Alepe, mas disse que a sua permanência no cargo depende de um convite do próprio Executivo.

“Esperamos ter uma gestão com mais recursos, porque o estado passou por muitas dificuldades orçamentárias. Ainda assim, cumpriu seus compromissos, entregou obras e manteve o pagamento em dia, mesmo com a crise. O governador conseguiu eleger os dois senadores e a maior bancada legislativa federal e estadual. Pretendemos ajudar quem tem mais dificuldades, como pessoas com deficiência, idosos e LGBTs”, disse Isaltino.

A definição sobre a nova liderança de situação deve ocorrer na segunda-feira (4). O deputado Tony Gel (MDB) é cotado para a função.

Mulheres na Alepe

O número de mulheres eleitas para a Alepe aumentou de seis para dez, um crescimento de 66,6% em relação ao quadriênio 2015-2018.

Deputada estadual mais votada na história de Pernambuco, com 412.636 votos, a delegada Gleide Angelo (PSB) reforçou o compromisso de campanha de trabalhar pela segurança pública, com foco em políticas de proteção para as mulheres.

“Nosso gabinete vai ser itinerante, porque eu preciso chegar na mulher que sofre nas comunidades. Vamos criar cooperativas de empreendedorismo para fortalecer essas mulheres. Meu perfil de delegada é de trabalhar com gente e agora vou estar muito mais perto dessas pessoas. Vou exercer o mandado com muito trabalho e compromisso, o que sempre tive”, afirma Gleide.

Outra vaga ocupada por mulheres é a conquistada pelo mandato coletivo Juntas, composto por cinco mulheres do PSOL, algo inédito no estado. Representadas nas urnas pela ambulante Jô Lima, elas receberam 39.175 votos e chegaram à sede do Legislativo acompanhadas por integrantes de movimentos sociais e uma banda de frevo.

“Nossa ‘mandata’, que é feminista, antirracista e anticapitalista, vem numa perspectiva coletiva e de participação popular. Vamos nos reunir com movimentos sociais em seminários na Alepe e, inicialmente, temos sete pautas que consideramos prioritárias. Entre elas, estão a questão da moradia, das pessoas LGBT e da segurança pública”, declarou Jô Lima.

Protesto

Antes da posse dos deputados estaduais, um grupo realizou um protesto contra o possível aumento das passagens de ônibus no Grande Recife. A manifestação ocorreu na Rua da União, perto da sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na tarde desta sexta-feira (1º).

Integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público levaram uma faixa e o “Troféu Sardinha” para o governador Paulo Câmara, ironizando a lotação dos ônibus na capital e na Região Metropolitana.

Segundo Raissa Rabelo, coordenadora do ato, o grupo foi à Alepe pedir a criação de órgãos de controle do transporte público na Assembleia Legislativa.

“Viemos entregar os deputados uma minuta pedindo a criação de uma frente parlamentar em defesa do transporte público. Assim, ficaria mais transparente a relação entre o Grande Recife Consórcio e a Urbana-PE, que é o sindicato patronal das empresas”, afirmou.

Sobre o “Troféu Sardinha”, ela disse que o simbolismo do ato é tentar diálogo junto ao poder executivo.

“Viemos entregar o troféu ao governador porque ele deve achar maravilhoso o transporte público, quando não é. Ele não tem diálogo com as frentes e articulações que tratam do tema porque há três anos estamos tentando diálogo”, contou.

No dia 24 de janeiro, a Justiça suspendeu a votação do reajuste nas tarifas de ônibus justificando que seria necessário um prazo de dez dias entre a apresentação da proposta de reajuste e sua votação, como previsto no regimento do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM).

A proposta do governo era de aumentar a passagem em 7%, fazendo com que o anel A passasse de R$ 3,20 para 3,45. Empresas que operam as linhas de ônibus no Grande Recife sugeriram acréscimo de 16% nas tarifas. Com o percentual, o anel A passaria para R$ 3,70.

Por Pedro Alves, G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário