sexta-feira, maio 11, 2018

Sesc prorroga inscrições para concurso nacional de jovens dramaturgos

Candidatos poderão inscrever seus trabalhos até a próxima segunda-feira (14/05). Os autores dos cinco melhores texto vão participar de residência artística no Rio de Janeiro

Foram prorrogadas para a próxima segunda-feira (14/05) as inscrições para a oitava edição do Concurso Jovens Dramaturgos da Escola Sesc de Ensino Médio. A premiação vai selecionar os cinco melhores textos de peças teatrais produzidos por jovens de 15 a 29 anos de todo o país. Os vencedores vão participar de uma residência artística de quatro dias no Espaço Cultural Escola Sesc, no Rio de Janeiro.

O edital do concurso está disponível no site da Escola Sesc (escolasesc.com.br/espaco-cultural/projetos/jovens-dramaturgos/regulamento2018). Podem participar da seleção candidatos que tenham entre 15 e 29 anos completos e nascido no Brasil, residindo em qualquer estado ou no exterior. Estrangeiros naturalizados também podem inscrever suas obras. Os textos devem ser inéditos e escritos em português.

O processo seletivo será dividido em duas categorias: a Categoria A, para autores de 15 a 21 anos, e a B, para dramaturgos de 22 a 29. A avaliação terá como critérios a originalidade e abordagem do tema, qualidade da construção do texto e utilização de recursos de linguagem que dinamizem o discurso cênico. A partir disso, serão contemplados os dois melhores da Categoria A e três da B. O resultado está previsto para o dia 2 de agosto.

Os autores das obras selecionadas vão integrar uma residência artística, entre os dias 17 e 20 de outubro, no Espaço Cultural Escola Sesc, que fica no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Durante a imersão, os finalistas vão participar de oficinas de dramaturgia e poder assistir à leitura encenada dos seus textos. Depois, será lançada uma publicação com as cinco peças contempladas. O Sesc vai arcar com os custos de transporte e hospedagem. Para os que residem no exterior, a passagem para o Brasil deve ser custeada pelo próprio participante.

Para se inscrever, o candidato deve salvar a obra em dois arquivos: um com o texto e o título em formato PDF e outro de mesmo conteúdo em Word. Além disso, é necessário preencher um formulário de inscrição e autorização de publicação e imagem, ficha de declaração do autor representante, cópia do documento de identidade e uma minibiografia do dramaturgo. Todo o material deve ser enviado por e-mail para o endereço concursojovensdramaturgos@gmail.com.

Escola Sesc – A Escola Sesc de Ensino Médio se caracteriza por oferecer uma educação de forma integral para alunos e alunas de todos os estados brasileiros, representando a vasta diversidade cultural do país. Idealizada pela Confederação Nacional de Comércio, Bens e Serviços (CNC) e inaugurada em 2008, a unidade atende aproximadamente 500 jovens, funcionando em um campus de 131 mil metros quadrados no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br

Assessoria de Imprensa SESC/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário