A primeira delas, a PE 336, que vai de Ibimirim até Inajá, está completamente deteriorada. “O estado é mais do que precário, e teve obra lá em setembro do ano passado”, destacou.
O parlamentar disse que ao passar pela rodovia no final de semana, identificou buracos pra todo lado – inclusive em pontos críticos, como curvas –, falta de sinalização horizontal e vertical, que ocasionam vários tipos de danos para os usuários. “São vários acidentes naquela região, muitos deles fatais. Um deles, que aconteceu agora, na segunda quinzena do mês de abril, envolveu três pessoas, e uma delas morreu”, afirmou. ““São danos materiais, com os acidentes, quebra dos carros, assaltos, e um dano que não tem como reparar: a vida”.
O problema é simples. A maioria daquelas rodovias tem mais de 30 anos de vida. E o material do qual são feitas, chamado de pavimento flexível, tem vida útil de 10 anos. “Não cabe mais ali apenas uma simples obra de conservação – que é tapar um buraco e arrumar um acostamento. O que tem que ser feito ali é restauração – ou seja: refazer totalmente os 50 km da PE 336”, cobrou o parlamentar.