DNIT vai instalar lombada eletrônica na BR 316, no entorno do Bairro Nova Esperança, no acesso ao Residencial Francisco Simões de Lima, em Petrolândia - Fotos: Assis Ramalho/BlogAR
Atendendo solicitação do prefeito Fabiano Marques e do deputado federal Silvio Costa Filho, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) vai instalar lombada eletrônica na BR 316, no entorno do Bairro Nova Esperança, no acesso ao Residencial Francisco Simões de Lima (Minha Casa Minha Vida), em Petrolândia.
A solicitação do redutor de velocidade foi feita em atendimento a pedidos dos moradores daquela comunidade. O trecho da BR-316 que corta o Bairro Nova Esperança é marcado há anos por vários acidentes, inclusive fatais.
Os benefícios das lombadas eletrônicas
Uma das maiores causas de acidentes no trânsito continua sendo a velocidade. Por isso, pensando em conter os mais apressados, foi criada a lombada eletrônica. A importância do equipamento é tanta que em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-Rio), constatou-se que uma lombada eletrônica é responsável por evitar três mortes e 34 acidentes por ano.
Porém, vale ressaltar, que não é só o limite de velocidade que é fiscalizado pelo equipamento. Com o avanço da tecnologia eles também são capazes de verificar avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, conversão ou retorno em locais proibidos, transitar no acostamento ou contramão, ultrapassagem em local proibido e dirigir em locais e horários não permitidos ou em pistas de circulação exclusiva, entre outros recursos.
Outros métodos que são utilizados antes mesmo da implementação das lombadas eletrônicas são as placas de sinalização de limite de velocidade e as lombadas físicas que ficam no meio das vias.
Estas últimas, apesar de serem mal vistas pela maioria dos condutores, uma vez que podem prejudicar itens do veículo quando a direção não é das melhores, é uma forma efetiva de garantir a diminuição da velocidade em determinado trecho. Afinal, nenhum motorista vai querer arriscar passar com o veículo em alta velocidade por uma lombada.
Regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, as lombadas possuem um estudo específico para saber em que locais e em qual altura da via ela deve ser colocada.
Pedestres
De acordo com a Pesquisa de Observação, realizada pela Arteris - uma das maiores companhias do setor de concessão de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, o comportamento do motorista brasileiro é imprudente. Muitos excedem a velocidade enquanto dirigem e essa atitude influencia os acidentes com pedestres. É importante considerar também o comportamento dos próprios pedestres, que insistem em caminhar às margens das rodovias e atravessar direto pela pista. Por esses e outros fica o alerta: respeite as sinalizações! Seja você motorista ou pedestre.
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