sábado, agosto 04, 2018

Mulheres lésbicas e bissexuais reafirmam papel em construção social

Ato aconteceu na abertura da Caravana da Visibilidade Lésbica e de Mulheres Bissexuais (Foto: SESES)

Na abertura das atividades que dão vida à II Caravana da Visibilidade Lésbica e de Mulheres Bissexuais, sociedade civil, movimentos sociais e gestões estadual e municipal debateram o papel do segmento no curso da ‘História do Movimento Lésbico no Brasil’, que aconteceu nesta sexta-feira (03/08), na sala Jaboatão do Centro de Convenções, na Grande Recife.

Mais do que orientação sexual e identidade de gênero, a população de lésbicas e mulheres bissexuais enfatizam uma pauta que discute sobre políticas públicas, participação e construção social, enfrentamento ao machismo e métodos excludentes. “É fato que a nossa trajetória mostra que estivemos presentes nos debates realizados na periferia, à luz de muitos tabus, que foram desconstruídos com informação e o desejo de alcançar mudanças e transformar, mesmo”, ressalta Íris de Fátima, técnica da coordenadoria LGBT da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado.

Também presente ao evento, a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, falou sobre a importância de resgatar a presença feminina na constitucionalidade do País. “Não é possível mudar uma sociedade patriarcal como a nossa do dia para a noite. Mas é possível apresentar a pauta da mulher lésbica, bissexual, feminista, para que a sociedade as conheça”. A secretária também falou sobre a importância dos debates com outros núcleos sociais; como jovens, pessoas religiosas, a fim de desmistificar a ideia de que “o segmento LGBT é contra segmentos religiosos e a religião.”

No debate de abertura, as mulheres ilustraram que a agenda lésbica no Estado contou com o ativismo para a conquista de moradia, planejamento social, saneamento básico, política, gravidez e saúde, entre tantas pautas às quais apresentaram uma demarcação de espaço correspondente a este movimento, e que não mais cessou. “Hoje, o movimento lésbico e de mulheres bissexuais não volta mais atrás. Estamos caminhando e transversalizando nossa política, mostrando à população que também somos agentes de direito e político”, enfatiza íris.

Parceria – O encontro contou com as presenças de Ana Karla Lemos, mestranda da Universidade Federal de Pernambuco, com tese sobre o movimento lésbico no Estado; Silvia Pedrosa, da Secretaria da Mulher do Recife; Luiz Valério, representando o setor da Saúde do Estado e Rivânia Queiroz, militante da causa e representante do Comitê de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco – Comlesbi; Beatriz Vidal, como membro da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Outras organizações e coletivos estiveram presentes e colaboraram com a realização do evento: Fages, Diretoria LGBT da UFPE, Fórum LGBT de Pernambuco, Grupo Leões do Norte, Grupo Amhor, Candaces, Grupo Luas, Comles-PE, Comitê Interisntitucional Pró-Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco.

Durante todo o mês de agosto, o Governo de Pernambuco, junto à Prefeitura do Recife e Movimentos Sociais irão realizar atividades alusivas ao Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado no próximo 29.

Programação II Caravana da Visibilidade de Lésbicas e Mulheres Bissexuais – Homenagem a Mary Lucia Mesquita

AGOSTO
ATIVIDADE
LOCAL

03 e 04/08
9h

CURSO SOBRE A HISTÓRIA DO MOVIMENTO LÉSBICO NO BRASIL.

Centro de Convenções - Auditório Jaboatão

07/08
14h


Roda de Diálogo com mulheres lésbicas e bissexuais de Terreiros

Terreiro do Ilé Axé Xangô Agoô – Rua da Redenção, nº51 B – Bairro de Vera Cruz / Aldeia



14/08
9h às 17h


Roda de Diálogo com lésbicas e mulheres bissexuais de Terreiros.

Terreiro A Casa Amarela de Osun de Pai Cleiton – Rua Adolfo Block, nº4 (Travessa Lagoa Azul – ao lado da TV Manchete)


21/08
19h

Terça Negra – Edição Alusiva à Visibilidade de Lésbicas e Mulheres Bissexuais

Pátio de São Pedro – Bairro de Santo Antônio

24/08
17h

Lançamento do Edital 001/2018 – Concurso de Fotografia Mary Lucia Mesquita – 1ª Edição e atividades culturais

Torre Malakoff – Praça do Arsenal da Marinha, Bairro do Recife

26/08
9h às 13h

Torneio de Futebol Gay Amador

Quadra de Esportes do Jardim – Vasco da Gama (Recife)
28/08
Encontro Metropolitano de Lésbicas e Mulheres Bissexuais – “Dialogando Conjunturas pelas Vidas das Mulheres”
Centro de Mulheres do Cabo

26/08
11h às 17h

Sarau da Visibilidade Lésbica

Mercado da Boa Vista - Recife

29/08
14h

Capacita SESES “Lésbicas e Mulheres Bissexuais Empoderadas no Diálogo Institucional”

Sede SJDH – Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife

Assessoria de Imprensa SESES-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário