quarta-feira, setembro 05, 2018

Ibope tem pesquisa suspensa e tenta liberação junto ao TSE

A divulgação da pesquisa do Ibope com as intenções de voto para os candidatos à Presidência da República foi suspensa nesta terça-feira (4). O motivo da suspensão é que, no registro do levantamento feito na última quarta-feira (29), o nome do ex-presidente Lula ainda constaria como candidato na aplicação da pesquisa, realizada entre os dias 1 e 3 desse mês. No entanto, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que rejeitou a candidatura de Lula por 6 votos a 1 no início da madrugada do sábado (1º), o Ibope considerou e aplicou formulários apenas com o cenário com Haddad como candidato do PT, e não mais Lula.

O Ibope tenta, agora, liberar a pesquisa junto ao TSE, tendo protocolado um requerimento para divulgar o levantamento. "A intenção do instituto é obter o aval do TSE para divulgação do resultado dessa pesquisa, com a mencionada adequação", diz trecho do esclarecimento divulgado pelo instituto.

Caso semelhante aconteceu com o Datafolha. No entanto, diferente do Ibope, a coleta de dados que aconteceria entre os dias 4 e 6 foi adiada, um novo registro foi feito e a pesquisa será divulgada apenas no próximo dia 10.

Confira a nota do Ibope na íntegra:

O IBOPE registrou no TSE, dia 29 de agosto, cinco dias antes da data de divulgação, como prevê a lei, pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos nos candidatos à presidência da República, sendo os contratantes a TV Globo e o jornal O Estado de S. Paulo. Naquela ocasião, o PT havia solicitado o registro de Luiz Inácio Lula da Silva como seu candidato e aguardava definição a respeito do Tribunal Superior Eleitoral. Por esta razão, como fez em pesquisa anterior, o IBOPE registrou no TSE pesquisa com dois cenários. O primeiro, com o nome de todos os candidatos com registros solicitados ao Tribunal, incluindo Lula. O segundo, com o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente na chapa do PT, apontado como eventual substituto de Lula em caso do então provável indeferimento de sua candidatura. Ocorre que na madrugada de sábado, dia 1° de setembro, o plenário do TSE, sem aviso prévio de que julgaria o feito, indeferiu o registro da candidatura de Lula e proibiu que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha ou da propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão. A Corte determinou também que o nome de Lula fosse retirado da urna eletrônica e concedeu 10 dias para que o PT indicasse novo candidato. Diante disso, na manhã de sábado, antes da realização da pesquisa, e para estar de acordo com o julgamento e as determinações do TSE, o IBOPE não pesquisou o cenário com Lula, diferentemente do que constava do registro da pesquisa, aplicando apenas o cenário alternativo, tendo Haddad como candidato. A intenção do instituto é obter o aval do TSE para divulgação do resultado dessa pesquisa, com a mencionada adequação. Foi o que o IBOPE fez hoje. Até o momento, porém, o TSE não se manifestou sobre a questão, razão pela qual, em respeito à lei, o IBOPE não liberou a pesquisa para divulgação. Tão logo o TSE se pronuncie a respeito, o IBOPE informará o público e, consoante com a decisão da Corte, liberará ou não os resultados.

Por: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário