A Ouvidoria Nacional do Ministério Público é um canal simples e direto de comunicação entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e população, à disposição de toda a sociedade. O Cidadão pode enviar sugestões, elogios, reclamações ou pedidos de informação sobre o funcionamento e os serviços prestados pelo CNMP e por todo o Ministério Público, formado pelos Ministérios Públicos Estaduais, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar, Ministério Público Federal e, ainda, Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Além da Ouvidoria Nacional, cada MP tem uma Ouvidoria no âmbito institucional. A do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pode ser acessada via internet, pelo endereço www.mppe.mp.br/ouvidoria_cidadao/cidadao/acesso.do?, ou pelo telefone (81) 3303.1244.
A Ouvidoria Nacional também é responsável pelo Serviço de Informação ao Cidadão no âmbito do CNMP, para os efeitos da Lei de Acesso à Informação, Lei n° 12.527/2011. O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter orientação sobre os procedimentos para a consecução de acesso, bem como sobre o local onde poderá ser encontrada ou obtida a informação almejada; informação contida em registros ou documentos, produzidos ou acumulados por seus órgãos ou entidades, recolhidos ou não a arquivos públicos; informação produzida ou custodiada por pessoa física ou entidade privada decorrente de qualquer vínculo com seus órgãos ou entidades, mesmo que esse vínculo já tenha cessado.