terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Segunda edição do programa CPRH Itinerante será em Carpina

Programação ocorrerá de 7 a 10 de fevereiro, no auditório do IPA-Cetreino. Haverá palestras, debates e um minicurso de Educação Ambiental (Fotos: CPRH/Divulgação)

Gestores municipais e de entidades representativas da sociedade civil, empresários, professores, estudantes e a população em geral, de municípios da Mata Norte do Estado, interessados em questões relativas ao meio ambiente, poderão participar, de 7 a 10 de fevereiro, da segunda edição do programa CPRH Itinerante. A Agência Estadual de Meio Ambiente já fechou a programação do evento, que terá dois dias de palestras e debates e dois dias de um minicurso de Educação Ambiental, no IPA-Cetreino, em Carpina. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo e-mail queroparticipar_cprh@cprh.pe.gov.br ou pelo telefone 3182-8923.

Com o programa, a CPRH objetiva tirar dúvidas e esclarecer sobre o seu papel, as atribuições e ações que realiza, em questões como monitoramento, fiscalização, licenciamento e educação ambiental, além de informar como proceder corretamente quando for necessário formalizar denúncia sobre agressões ambientais. A primeira edição, realizada em 2016 no município de Toritama, Agreste do Estado, teve significativa participação da comunidade local.

“A iniciativa oferece espaço para que a população discuta e acompanhe mais de perto, com os gestores, ações que são feitas numa área tão importante para a humanidade, como é a do meio ambiente”, explica a presidente da CPRH, Simone Souza. “Uma das dificuldades da população em colaborar com a gestão ambiental do Estado, seja na fiscalização ou no monitoramento, é o desconhecimento das atribuições da instituição. Dessa forma, a CPRH dialoga mais com a população, prestando um importante serviço”, reforça o ouvidor Jost Paulo, que coordenará os debates.

Com abordagens sobre gestão de fauna, cadastro técnico ambiental, Sistema de Informações Geoambientais (SIG CABURÉ) e planos municipais de conservação e recuperação da Mata Atlântica, a programação será desenvolvida no auditório do Centro de Treinamento do instituto Agronômico de Pernambuco (IPA-Cetreino), sempre a partir das 8h30.

PROGRAMAÇÃO

Programa CPRH Itinerante
De 7 a 10 de fevereiro de 2017
No Centro de Treinamento do IPA (IPA-Cetreino) – Av. Padre Rocha, 1369 – Bairro São José – Carpina – Centro

Terça (7)
- 8h30 – Abertura – A CPRH e suas atribuições – Presidente Simone Souza
9h30 – Gestão de Fauna no Estado – Patrícia Tavares, gestora da UCF – Unidade de Conservação da Fauna
10h30 – Cadastro Técnico Ambiental – TFAPE – Jefferson Souza, assistente em gestão ambiental

Quarta (8)
- 8h30 - Licenciamento Ambiental On-Line (SILIAWEB) – Anderson Eliel, analista
- 9h30 – SIG CABURÉ – Sistema de Informações Geoambientais de Pernambuco – Paulo Camarotti e Marcos Lacerda, gestores da Diretoria Técnica Ambiental (DTA)
- 10h30 – A importância dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica – Maria Aurenita de Oliveira Vasconcelos, gestora da UIGA Carpina

Quinta e sexta (9 e 10)
- Minicurso de Educação Ambiental – Érica Monte, gestora de Educação Ambiental
Mais informações – Comunicação CPRH: 81 3182-8816

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br


0 comentários:

Postar um comentário