O concurso tem como objetivo levar os estudantes a uma reflexão sobre o consumo sustentável e racional da água no Estado de Pernambuco, usando os gêneros textuais como o poema, a crônica e o cordel, como também a arte nos seguimentos do desenho e da fotografia, e em projeto, que somam as seis categorias do Concurso.
“Queremos estimular, principalmente, boas práticas nas escolas que possam ser replicadas em outras unidades da Rede. Ideias que envolvam o cuidado e a preservação da água, e que os estudantes possam desenvolver no ambiente escolar, no seu dia-a-dia, e também em casa”, destaca o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio.
O concurso está dividido em etapas. A primeira fase é a de apresentação dos projetos dentro própria escola, que selecionará o melhor projeto de cada categoria que a representará na etapa regional, a ser realizada nos dias 11 e 12 de maio. Nesta fase, as Gerências Regionais de Educação (GRE) selecionarão, entre todas as inscrições submetidas pelas escolas, três trabalhos finalistas em cada uma das seis categorias do Concurso.