Pesquisa “Educação: Planejamento e gestão nas escolas particulares” foi realizada pela Avalia Educacional e Editora Moderna em cinco capitais
A Avalia Educacional e a Editora Moderna divulgam os resultados da pesquisa: “Educação: Planejamento e gestão nas escolas particulares”. O levantamento foi realizado em 67 escolas particulares de Brasília (DF), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP), durante o último trimestre de 2015. No total, 5.564 pessoas participaram do estudo, entre estudantes, professores, familiares e gestores educacionais.
Comparar as visões de pais, alunos e professores com a percepção dos próprios gestores possibilitou observar dados que ajudam a descontruir a imagem recorrente, especialmente dos diretores, como agentes restritos às atividades técnico-burocráticas da escola. Para o Dr. Adolfo Ignacio Calderón, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas e consultor da Avalia Educacional, os dados da pesquisa revelam que cada vez mais lideranças escolares, desejosas de construir uma escola eficaz, não se limitam a funções estritamente administrativas para inovar e construir uma “escola da aprendizagem”.