sexta-feira, setembro 28, 2018

Flamengo demite o treinador Mauricio Barbieri e conversa com Dorival Junior

 

Dorival Junior é o favorito para assumir o cargo.


O Flamengo embarca para a Bahia. Maurício Barbieri vai para casa. Minutos antes de seguir para Salvador, onde encara o Bahia, sábado, pelo Brasileirão, o Rubro-Negro oficializou a demissão do treinador. Dorival Junior, que abriu a gestão Bandeira de Mello, em 2013, é o favorito para o cargo.

O clima ficou insustentável para Barbieri após a derrota para o Corinthians, quarta-feira, pela Copa do Brasil. Desde o vestiário da Arena, a demissão era questão de tempo, e o Flamengo preocupava-se mais em encontrar um nome de consenso para troca. Até mesmo Eduardo Bandeira de Mello e Carlos Noval, antes defensores da permanência baixaram a guarda.

Passagem de Barbieri como técnico do Flamengo:

39 jogos
19 vitórias
11 empates
9 derrotas

A quinta-feira foi tensa em São Paulo, com reuniões entre os dirigentes e isolamento do treinador, que teve seu último ato em atividade no CT do Palmeiras, de tarde. A demissão foi consumada no fim da noite, quando Barbieri foi informado de que não viajaria com o grupo para Salvador.

Com a decisão, o técnico de 36 anos deixa também a comissão permanente, para a qual chegou ao clube em janeiro, e tentará se estabelecer no mercado como treinador. Maurício Souza, o Mauricinho, comanda o treino desta sexta-feira, em Salvador, mas o Flamengo projeta já ter um novo profissional diante do Bahia.

Maurício Barbieri, 36 anos, comandou a equipe em 39 jogos, com 19 vitórias, 11 empates e nove derrotas. Ele assumiu o time no fim de março, após a demissão de Paulo Cesar Carpegiani, reflexo de outra eliminação em uma semifinal: do Carioca, para o Botafogo.

Apesar de sempre conviver com cobranças, teve um momento de paz quando o Flamengo liderou o Campeonato Brasileiro antes da Copa do Mundo. A queda vertiginosa na tabela e as eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil foram decisivas para o fim do ciclo.

Herança de Patrícia, Dorival abriu gestão Bandeira

A escolha por Dorival Junior guarda uma coincidência para Eduardo Bandeira de Mello: foi ele o primeiro treinador da gestão, ainda em 2013, herança de Patrícia Amorim. Na época, porém, o comandante nunca foi unanimidade e foi demitido após dois meses e meio.

A derrota por 3 a 2 para o Resende, pela Taça Rio, foi a gota d´água para relação com Dorival. O desejo de troca, por sua vez, já vinha desde a mudança de presidente, visto o alto salário do treinador.

Dorival em primeira passagem pelo Flamengo:

37 jogos
15 vitórias
12 empates
10 derrotas

Dorival chegou a entrar na Justiça do Trabalho contra o Flamengo cobrando salários atrasados e ganhou ação milionária. O imbróglio, por sua vez, não é visto como empecilho para volta.

Dorival chegou ao Flamengo em meio ao Brasileirão de 2012, em substituição a Joel Santana. No total, ele comandou o time em 37 jogos, com 15 vitórias, 12 empates e 10 derrotas (aproveitamento de 51,3%). Em nota, o Flamengo justificou a demissão alegando que "a rescisão contratual reafirma a decisão da nova diretoria em trabalhar pelo equilíbrio financeiro do clube".

Por Amanda Kestelman, Cahê Mota e Raphael Zarko — Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário