quarta-feira, março 29, 2017

Ministério do Meio Ambiente recebe até sexta (31) inscrições para curso gratuito do CAR

Treinamento gratuito formará facilitadores nas inscrições de imóveis rurais preferencialmente de agricultores familiares. Serão 5 mil vagas a distância. (Foto: Paulo de Araújo/MMA)

Termina no dia 31 de março o prazo das inscrições na Capacitação para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Cap-CAR. Serão 5 mil vagas gratuitas para o curso promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). O objetivo é treinar os interessados em atuar como facilitadores nas inscrições de imóveis rurais preferencialmente de agricultores familiares.

Os interessados deverão se inscrever pela página virtual do curso. O treinamento faz parte do projeto de Gestão Territorial Rural e será realizado totalmente a distância, sem tutoria, com carga horária de 80 horas/aula, o equivalente a dois meses de duração. O conteúdo programático inclui todas as funcionalidades e fluxos do sistema para esclarecer dúvidas na hora de fazer a inscrição de imóveis no CAR.



A maior parte do material didático foi elaborada pelo MMA e a Universidade Federal de Lavras, com a participação de equipes da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O material complementar foi elaborado pela Universidade Federal de Viçosa.

GESTÃO TERRITORIAL RURAL

Além do Cap-CAR, o projeto de Capacitação em Gestão Territorial Rural envolve ainda um curso sobre Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA), sistema de aferição do desempenho ambiental e socioeconômico de estabelecimentos rurais, com foco na prevenção ou mitigação de riscos e identificação de oportunidades.

Também haverá um curso sobre Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP), ferramenta que tem como objetivos delimitar e caracterizar as unidades da paisagem inseridas em uma sub-bacia hidrográfica, permitindo identificar as áreas sensíveis e aquelas mais adequadas para a exploração agropecuária e florestal.

Para desenvolver o conteúdo dos cursos, a parceria entre o MMA e a UFV contou com participação de pesquisadores e técnicos de instituições de ensino e pesquisa do país, como Ufla, UFMG, Unifemm, Embrapa, Epamig e Emater – alguns dos quais participaram diretamente na criação desses instrumentos.

O CAR

Criado pela nova Lei Florestal, o CAR é um registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do país. O objetivo é integrar as informações desses terrenos referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal e florestas, entre outros. Essas informações compõem uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. A inscrição no CAR é o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel.

SERVIÇO:
Capacitação para o Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Cap-CAR)
Inscrições: Até 31 de março, na página virtual do curso
Informações: (31) 3899-3987, das 14h às 18h, ou pelo e-mail: gtr.cead@gmail.com

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário