terça-feira, outubro 21, 2014

Manifestação no oeste baiano quer melhorias ambientais para o Velho Chico

Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água
Caminhada em Bom Jesus da Lapa. (Fotos: Almacks Silva, membro do CBHSF)
 Ponte de Bom Jesus da Lapa. 
 Coordenador da CCR do Médio São Francisco, Claudio Pereira lamenta baixo nível do rio. 

Lideranças e moradores de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, realizaram na ultima sexta-feira (17.10) uma caminhada em defesa do rio São Francisco. O ato, denominado Meu Velho Chico, vamos lhe dar um gole d’água, teve como objetivo protestar contra a degradação do meio ambiente. O baixo nível de água, os visíveis bancos de areia no rio, o uso intensivo do solo e a contaminação dos recursos hídricos são alguns dos problemas do São Francisco na região.

Durante a caminhada, que percorreu desde a Praça Marechal até a ponte da cidade, os mais de cinco mil participantes, entre moradores a representantes da sociedade civil, Prefeitura, instituições religiosas e comitês de afluentes do Velho Chico, levaram recipientes com água limpa e despejaram no rio.

De acordo com o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Médio São Francisco, instância do Comitê do São Francisco, Cláudio Pereira, que também participou do ato “a situação de degradação do rio atinge a todos e, por isso, é importante que haja mobilização por parte dos diversos segmentos da sociedade”.

O integrante da CCR do Submédio São Francisco e presidente do Comitê do Rio Salitre, Almacks Silva, também participou da manifestação. Ele disse que a região a qual faz parte também passa por situações desafiadoras no que se refere ao baixo nível das águas, manifestando total apoio à população de Bom Jesus da Lapa.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário