sexta-feira, maio 01, 2020

Governo de Pernambuco afirma que UTIs de hospitais particulares estão lotadas



O colapso do sistema de saúde causado pela pandemia de Covid-19 chegou às emergências privadas de Pernambuco. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, algumas UTI da rede privada estão com 100% da capacidade de ocupação. “O sistema privado já está extremamente sobrecarregado. Temos informações de que algumas unidades hospitalares privadas já atingiram 100% de sua capacidade e estão ampliando como o Estado está fazendo”, afirmou durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (30).

Longo disse que o sistema privado de saúde passa por problemas por conta do novo coronavírus. “A situação também se acentua fortemente no sistema privado, então é preciso que as pessoas que acham que vão ter uma disponibilidade de leitos sempre que precisarem, não é verdade. Mesmo as que têm plano de saúde estão sob risco. É preciso que todos ajudem nesse processo porque é possível que em algum momento todos tenham que esperar mais do que deveriam para ter acesso a um leito mais qualificado de terapia intensiva, por exemplo”, alertou.


O secretário explicou como está sendo feito o uso da rede privada por parte do poder público. “Uma parcela dos nossos leitos (usados pelo SUS) já são da rede privada. A pressão também está acontecendo na rede privada. Conversei com representantes de unidades hospitalares, que me falaram da necessidade de ampliar seus leitos. Estão conseguindo respiradores para transformar leitos de enfermarias em terapia intensiva. A gente dizia que esperava que houvesse uma diminuição na curva da rede privada e tínhamos expectativa de que a rede privada ficasse ociosa para que a gente pudesse utilizar dessa ociosidade, mas ainda há aceleração da curva na rede privada. A população com plano de saúde, com o relaxamento do isolamento social, também está na aceleração da curva”, afirmou.

Anderson Ribeiro, secretário do Sindhospe (Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Laboratórios de Pesquisas e Análises Clínicas de Pernambuco), as vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) confirmou a situação. Segundo ele, as vagas na rede privada estão sendo ofertadas para a gestão estadual de acordo com a possibilidade dos hospitais.

“As unidades de saúde privadas estão ofertando os seus leitos para o Estado pois a rede pública está lotada. As vagas dependem do que está disponível nestes hospitais e é negociado com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses-PE) com cada hospital, que também precisam atender seus próprios clientes que estão usando os leitos”, disse Ribeiro.

Segundo o Sindhospe, um levantamento desses números de leitos da rede privada só poderia ser feito com o Governo do Estado. “Os dados relacionados a internações da Covid-19 ou outras doenças são repassados diretamente para a Central de Regulação da Secretaria”, disse Anderson Ribeiro.

Os números das UTIs disponíveis estão centralizados na Ses-PE. O Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco (IRRD-PE), ligado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem acesso a esses dados específicos e os coloca em um site (irrd.org/covid-19). Segundo o pesquisador Jones Albuquerque, do IRRD-PE, as informações são atualizadas diariamente.


“Os dados são fornecidos pela SES e alimentados no site do IRRD todos os dias. Com o número de UTIs, vagas de hospitais e número de óbitos, isso tudo é alimenta os nossos gráficos e tabelas e fica disponível para quem quiser acessar na internet”, disse Albuquerque. Segundo o que está disponibilizado pelo Instituto, 13 hospitais particulares têm pacientes em UTI com Covid-19. Ao todo, são 45 internados com o novo coronavírus na rede privada.

O Hospital Português, no Paissandu, área central do Recife, estava com nove pacientes na UTI com Covid-19 segundo os dados levantados pelo IRRD. Já o Unimed III, na Ilha do Leite, tinha cinco internados em Unidade de Terapia Intensiva. Os hospitais Neurocardio e Unimed Petrolina estão com um paciente em UTI com a doença cada. Contudo, não há informação de quantos leitos desses hospitais estão disponíveis.

Há outros problemas nos dados. Hospitais como o Unimed III e o Hospital do Tricentenário, em Olinda, estão com entradas duplas. Ou seja, com duas aparições no gráfico interativo onde aparecem as informações hospitalares. No site do IRRD também há a indicação de que existem 28 pacientes em UTIs de hospitais “não identificados”.

Jones Albuquerque afirma que é um problema do Estado ao fornecer os dados. “Isso é um problema da ponta. As informações são fornecidas pela Secretaria de Saúde, e a pessoa que colocou na base de dados errou na hora de preencher. Já reclamamos. Há 54 dias que nós estamos com esse monitoramento, pelo menos 30 desses dias temos esse tipo de problema. No caso das entradas duplas, recomendamos somar para fazer a contagem”, explicou.

O próprio Governo do Estado tem um site onde centraliza informações sobre o coronavírus (https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#painel). Contudo não há informações sobre a disponibilidade de leitos hospitalares na rede privada.

Internados UTI particular - Covid-19

Unimed III - Ilha do Leite - 5
Hospital Português - Paissandu - 9
Hospital Nossa Senhora do Ó - Janga - 1
Unimed Petrolina - 1
Hospital do Tricentenário - Olinda - 3
Hospital São Marcos - Boa Vista - 8
Hospital Santa Terezinha - Iputinga - 1
Hospital Santa Joana - Graças - 3
Hospital Neurocardio - Petrolina - 1
Hospital Memorial São José - Derby - 2
Hospital Maria Lucinda - Parnamirim - 1
Hospital Esperança - Ilha do Leite - 3
Hospital Cesac Prado - 4
Hospital Cesac - Paulista - 3

Informações: IRRD (UFPE/UFRPE) - Dados referentes ao dia 30 de abril

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário