segunda-feira, setembro 21, 2015

Oposição cobra investimentos e reforço de pessoal na Delegacia da Macaxeira, em Recife

Fotos: Assessoria/Divulgação

A Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) visitou a Delegacia da Macaxeira na manhã desta segunda-feira (21), a convite da Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) e do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol). A visita faz parte de uma agenda de vistorias aos equipamentos de segurança programada pelos deputados da Oposição, que já contemplou as instalações do Instituto de Medicina Legal (IML) no Recife e as obras do Laboratório de DNA do Estado.

A Delegacia da Macaxeira, responsável pela cobertura da maior área da Capital, funciona em um prédio cedido pela iniciativa privada e conta com apenas dois policiais nas ruas para atender a demanda, quando já chegou a ter 20 profissionais. De acordo com o delegado da unidade, Sérgio Fernando Silva, que representou a Adeppe na visita, além da carência de pessoal há deficiência de infraestrutura. “Temos hoje quatro viaturas, mas esse número vai ser reduzido para apenas duas”, contou.

Segundo o presidente do Sinpol, Áureo Cisneiros, o déficit de pessoal é geral no Estado. “Hoje trabalhamos com menos de 40% do efetivo necessário no Estado. Além disso, faltam equipamentos, como coletes à prova de bala, e ambiente adequado para o trabalho”, relatou.

Na unidade visitada foram encontrados extintores de incêndio vencidos, documentos mal acondicionados, carceragem desativada servindo de depósito, entre outras irregularidades. Para o deputado Silvio Costa Filho (PT), líder da Bancada de Oposição, a situação da unidade é um exemplo da Segurança Pública do Estado. “Como o Governo espera que se combata a violência se a delegacia dispõe de apenas 10% do efetivo”, questionou.

Ainda segundo Costa Filho, a redução do efetivo e das viaturas são uma amostra de como os cortes orçamentários implantados pela Gestão Paulo Câmara vêm atingindo os serviços prestados à população, apesar de o Governo ter garantido que as restrições não afetariam as áreas essenciais. “O que a sociedade está assistindo no dia a dia é exatamente o contrário do prometido, com cortes na Saúde, Segurança e Educação”, afirmou.

O parlamentar lembra que em 2012 o Governo do Estado prometeu R$ 200 milhões para a área de Segurança Pública, mas até hoje o resultado desse investimento não foi visto. “A informação que temos é que apenas 20% desse total foi efetivamente aplicado”, destacou. Após a visita, a Bancada de Oposição vai apresentar ao Governo do Estado um pedido de informação sobre os investimentos previstos para a estrutura da Polícia. Também serão solicitados dados sobre os serviços terceirizados na Secretaria de Segurança Pública, como fornecimento de viaturas e limpeza, para que se tenha a dimensão das carências da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário