quarta-feira, março 29, 2017

Seminário no IFPE-Barreiros debate o papel da mulher na vida pública

Evento será realizado nesta quinta-feira (30) no Auditório Central do IFPE-Barreiros. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade

As mulheres representam a maioria da população do país. Segundo uma pesquisa recente do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, esse número chega a 51,4% do total da população. Elas também estão mais presentes nas universidades. De acordo com esse mesmo estudo, 12,5 % das mulheres terminaram a faculdade, contra apenas 9,9% dos homens. Só que essas estatísticas não são suficientes para garantir as mesmas oportunidades profissionais, nem os mesmos salários. Além da luta por melhores condições no mercado de trabalho, as mulheres ainda travam batalhas diárias contra o preconceito de gênero, de raça, e a violência doméstica.


Para discutir estas e outras questões sobre o universo feminino, o IFPE-Barreiros realiza nesta quinta-feira o IV Seminário Mulheres Contemporâneas: Velhos Desafios, Novas Perspectivas. O evento será realizado durante toda quinta-feira (30), no Auditório Central do Campus. A assistente social Laura Fabiana da Silva, uma das organizadoras do seminário, ressalta que neste ano o objetivo principal é falar sobre a importância da mulher na vida pública:

”Historicamente, a cultura machista determinou que o lugar da mulher é dentro de casa, cuidando dos filhos e do lar. A gente quer mostrar que nós também podemos exercer outros papeis na sociedade, em pé de igualdade com os homens. O lugar da mulher é onde ela quiser”, conclui a assistente social.

Na programação do evento não faltarão atrações. Haverá mesa de debate, oficina e à noite o Cine Clube do Campus recebe a visita de Anna Andrade, produtora do documentário “Milagres”, de 2015. O filme é dirigido por Adalberto Oliveira e o roteiro foi vencedor do prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. “Milagres” mostra a relação de mulheres de gerações distintas com a Praia dos Milagres, em Olinda. Logo após a exibição do documentário, Anna Andrade vai conversar com os espectadores sobre o filme.

Confira a programação completa:

08h30 Abertura

08h45 Mesa de Debate - A importância e os desafios da participação da mulher na cena pública.
Participantes:
Deputada Estadual - Teresa Leitão;
Coordenadora da Mulher do município de Barreiros - Ana Valquíria Farias;
Docente do Campus - Denea Pires;
Discentes de Cursos Superiores do Campus - Larissa Batista e Juliane Silva;
Agricultora familiar no Assentamento Jundiá de Cima - Elisabete Silva de Lima
Mediação: profª. Núbia Michella

13h30 Oficina: "Lugar de mulher é onde ela quiser"
Oficineiras: profª. Núbia Michela e profª. Jaqueline Alves
Estudantes do 2° ano do curso Técnico em Alimentos

19h Projeto de Extensão Cineclube, com a exibição do documentário “Milagres” e participação da produtora Anna Andrade
Exibição do curta-metragem Vida Maria, debatedoras profª. Núbia Michella e profª. Jaqueline Alves.​

ASCOM IFPE Campus Barreiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário