sexta-feira, janeiro 31, 2020

Edital de concurso do Banco do Brasil é esperado para março

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Um novo concurso do Banco do Brasil pode ocorrer já nas próximas semanas. Segundo fonte extraoficial ligada ao banco, o edital está em fase adiantada de elaboração e previsto para ser divulgado no decorrer de março.

A seleção não foi confirmada pela assessoria de imprensa da instituição, mas, nos bastidores, comenta-se que as oportunidades serão para o cargo de escriturário, em diversos estados. Para concorrer, é necessário ter o ensino médio. A remuneração inicial seria de R$ 4.036,50, já considerando auxílio-alimentação, para jornada de 30 horas semanais.

Ainda de acordo com informações preliminares, o órgão conta, inclusive, com banca organizadora escolhida. Porém, o nome da instituição ainda não foi anunciado.

No fim de 2019, chegou a ser antecipada a realização de novo certame para outras carreiras e cargos com exigência de nível superior, por decisão judicial, em virtude de a instituição utilizar escriturários para diversas atividades, o que caracteriza desvio de função. Por outro lado, tal atitude acabou acentuando a necessidade de escriturários, tendo em vista que o banco tem postergado a realização de seleção.

Em 4 de novembro, a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) divulgou, por meio de publicação em Diário Oficial, a Portaria nº 8.813, que aprova o quantitativo próprio de servidores da instituição.

De acordo com o documento, em seu quadro de servidores, a estatal dispõe de 105.774 servidores. Informações divulgadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) apontam que a instituição contava, no primeiro semestre de 2019, com uma carência de nada menos do que 10 mil servidores, somente para a carreira de escriturário, na área de atendimento.

Por JC Concursos

Um comentário: