quarta-feira, agosto 03, 2016

Alepe concede Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca a Caruaru e Ipojuca

Fotos: Henrique Genecy/Alepe

A Assembleia Legislativa concedeu, nesta terça (2), em Reunião Solene, o Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca a Caruaru e Ipojuca. A iniciativa foi criada a partir de projeto de resolução de autoria da presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, deputada Teresa Leitão (PT), e prevê a entrega de diploma e troféu aos municípios que promovem a instalação e manutenção de bibliotecas públicas e escolares. Para receberem a premiação, as gestões das cidades preencheram requisitos estabelecidos na Resolução nº 1317/2015.

Na abertura da cerimônia, o deputado Zé Maurício (PP) parabenizou as cidades de Caruaru e Ipojuca pela conquista da premiação. “Esperamos que esses municípios possam servir de exemplo para que a implantação e o incentivo às bibliotecas sejam vistos como forma de manutenção de nossa própria história”, frisou.

A indicação de Caruaru, no Agreste, foi sugerida pela deputada Teresa Leitão. Segundo a parlamentar, o município tem duas bibliotecas públicas e desenvolveu o Projeto Escola Leitora, que garante acesso do aluno ao livro. Além disso, por meio de uma parceria com a ONG Bagulhadores do Mió, entre 2007 e 2011, o acervo de 26 escolas foi totalmente catalogado.

A promoção de ações de formação de mediadores de leitura, através das Brigadas Leitoras e da Cidadania, e de contadores de histórias em Libras ainda foi levada em consideração. Teresa destacou que sente orgulho em ter proposto a criação do prêmio. “Como educadora, sei o quanto a leitura tem o poder de transformar as pessoas”, salientou. A secretária de Educação do município, Graça Rosal, recebeu a premiação representando o prefeito José Queiroz. Ela agradeceu a iniciativa e lembrou “que a gestão tem se esforçado para aumentar o número de leitores”.

Na Região Metropolitana do Recife, Ipojuca vai receber o reconhecimento por sugestão da deputada Simone Santana (PSB). Entre as ações adotadas pela prefeitura, está o Projeto Caminho das Letras, que visa contribuir para a formação de leitores. Quatro imóveis foram cedidos para a instalação de bibliotecas municipais. O Governo Municipal também realizou três programas de capacitação continuada para o corpo técnico e promoveu concurso público para bibliotecários. A cidade conta ainda com cerca de 1.140 títulos disponíveis à população.

“O prêmio criado na Alepe é uma iniciativa que estimula as cidades a serem bons exemplos de incentivo”, ressaltou Simone Santana. A secretária de Educação de Ipojuca, Margareth Zaponi, representou o prefeito Carlos Santana, na entrega da honraria. Segundo a gestora, “a criança que é incentivada a ler desde cedo, se torna mais preparada para o estudo e para a vida”.

Portal Alepe - Além da entrega da premiação, o público presente prestigiou o lançamento da página “Municípios Pernambucanos”, pertencente ao Portal da Alepe. A iniciativa é um conjunto de informações sobre as 185 localidades do Estado, incluindo o distrito de Fernando de Noronha. A página também contém um arquivo com toda a legislação existente desde 1979. O trabalho, feito pela equipe do sistema Alepe Legis, já se encontra disponível ao público. A procuradora da Assembleia, Juliene Vieira, fez uma apresentação da página. Segundo a servidora, a iniciativa visa levar mais conhecimento sobre Pernambuco à população. “Quisemos condensar no mapa do Estado toda a legislação que trata dos municípios pernambucanos”, informou.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário