quinta-feira, março 24, 2016

Assembleia Geral aprova regulamento dos Jogos Abertos de Pernambuco 2016

Foto: Hesíodo Góes/Seturel-PE

Na manhã dessa quinta-feira (23), a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer (Seturel-PE) realizou a Assembleia Geral dos Jogos Abertos de Pernambuco 2016, a partir de 1º de junho. O encontro aconteceu na Sala Tamandaré, no Centro de Convenções, em Olinda, e reuniu os representantes dos municípios que vão participar da competição. Todos os participantes tiveram atuação importante na Assembleia em que foi votado e aprovado o regulamento dos Jogos Abertos deste ano.

Segundo a Seturel-PE, o campeonato novamente se prepara para ser o maior do Norte/Nordeste, com a participação de mais de 7 mil atletas e 350 equipes.
Os Jogos têm como objetivo geral “desenvolver o intercâmbio sócio esportivo na área do desporto esportivo comunitário, exaltando a prática como um fator de formação de cidadãos úteis à sociedade, bem como, incentivar o surgimento de novos valores para o desporto nacional”.

Serão disputadas as modalidades coletivas, nas categorias masculino e feminino, em Basquete, Futsal, Handebol e Voleibol. Futebol apenas na categoria masculino. As modalidades individuais são Atletismo, Vôlei de Praia e Karatê.

Os critérios para admissão dos atletas nos Jogos Abertos são ter idade a partir de 15 (quinze) anos e ser natural ou ter domicílio eleitoral no município, há pelo menos 2 (dois) anos.

Os Jogos atendem a todos os municípios do interior do Estado de Pernambuco, sendo realizados em duas fases.

A primeira fase é realizada em 7 (sete) regionais classificatórias, assim distribuídas:
- Área Metropolitana – 14 municípios;
- Mata Sul – 20 municípios;
- Mata Norte – 20 municípios;
- Agreste Meridional – 34 municípios;
- Agreste Setentrional – 40
- Sertão – 32 municípios;
- Alto Sertão – 24

A segunda fase, denominada fase estadual, atende aos campeões das regionais, além da equipe sede. As inscrições das cidades para sediamento regional foram encerradas no dia 18 deste mês.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Amupe/Seturel-PE