quinta-feira, maio 28, 2015

Atuação da ONU é destaque no Ponto a Ponto desta quinta (28)

Foto: Tiago Cogo

O doutor em Ciência Política, professor de Relações Internacionais da FGV e professor-adjunto de Política Internacional da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Paulo Afonso Velasco, é o entrevistado desta quinta-feira (28), no Ponto a Ponto da Band News, exibido às 22h. O bate-papo desta semana é sobre a atuação da Organização das Nações Unidas (ONU), prestes a completar 70 anos. Quem comanda a atração é a jornalista Mônica Bergamo e o cientista político Antonio Lavareda.

Segundo o Ibope, em pesquisa realizada em maio de 2014, o número de brasileiros que conhecem a ONU chega a 75%. Já os que não conhecem somam 25%. "Muita gente não sabe, mas a ONU vem atuando em diversas áreas, como no combate à pobreza e na erradicação da fome", argumenta o doutor Paulo Afonso.

Atualmente, apenas China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU. Paulo Afonso diz que o Brasil vem pressionando a Organização, em busca de um conselho mais representativo. "O Brasil acredita ser um candidato em potencial, com credenciais suficientes para pleitear um assento permanente".

O doutor também aborda a inércia da Organização em tomar partido de algumas situações mundo afora. "A ONU evita agir em alguns casos certamente porque ali tem atores mais influentes, com 'costas quentes'", afirma, referindo-se ao caso do ataque à Faixa de Gaza por Israel. 

SL.MCI Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário