segunda-feira, outubro 20, 2014

Frases do dia 20/10/2014: Coletânea IHU Online


Falta uma semana

"A única coisa certa é que o próximo presidente da República nasceu em Belo Horizonte" – Ancelmo Gois, jornalista –O Globo, 19-10-2014.

Saquaremas e luzias

"Fez sucesso nos círculos intelectuais o artigo de Christian Lynch publicado no GLOBO na semana passada. O cientista político compara o atual duelo Dilma x Aécio aos embates no primeiro Império entre os saquaremas, que defendiam, a exemplo do PT, um Estado mais forte, com os luzias, partidários de um Estado menor" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 19-10-2014.

Só que...

"O deputado e historiador Chico Alencar lembra que o pessoal que caracteriza assim a polarização atual entre PT (saquaremas) e PSDB (luzias) parece ter se esquecido de um comentário que também se encaixa bem no Brasil de 2014, feito por Holanda Cavalcanti, senador do Império: "Nada mais parecido com um luzia que um saquarema no poder" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 19-10-2014.

Um pingo de História...

"O grupo político saquarema ganhou esse nome porque seu líder, o Visconde de Itaboraí, tinha uma fazenda na cidade praiana fluminense, onde realizava os encontros da turma. Já o nome luzia remete à cidade mineira de Santa Luzia, palco da Revolução Liberal de 1842, fonte de inspiração das ideias do bloco" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 19-10-2014.

Educação é mulher

“Um estudo de Hildete Pereira de Melo, Cristiane Soares e Lourdes Bandeira, que será apresentado em novembro, no XIX Encontro da Abep, mostra o espetacular progresso feminino na educação. Veja só. Em 1940, apenas 0,25% da população tinha curso superior, sendo que os homens eram maioria (91%). Já no Censo de 2010, o percentual de mulheres acima de 25 anos, com nível superior completo, era de 12,5%. De homens, tadinhos, apenas 9,9%” –Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 19-10-2014.

Mercado sexista...

“Hildete lamenta, entretanto, que, apesar do estrondoso avanço, as mulheres com curso superior estão concentradas em Educação, Humanas e Saúde. Segundo ela, o mercado de trabalho continua sexista: “A revolução educacional não provocou uma revolução nas carreiras. Continuamos educadas, pobres e sem autonomia” – Ancelmo Gois, jornalista –O Globo, 19-10-2014.

Deus castiga

“A Igreja Universal do Reino de Deus vai ter que pagar R$ 100 mil de indenização a um ex-pastor por tê-lo incentivado a fazer uma vasectomia, com a promessa de promoção para o cargo de bispo da congregação. Com isso, o ex-pastor frustrou os planos de maternidade da patroa, e o casal acabou se divorciando. A decisão do TRT do Rio foi mantida pela 4ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho” – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-10-2014.

Calma, gente

"Gregório Duvivier almoçava ontem no Celeiro, no Leblon, quando um sujeito disse que não ficaria mais ali porque ia “acabar metendo a porrada” nele. O talentoso ator e escritor ficou calado. Mas o agressor continuou o xingamento, dizendo que ele era da “esquerda caviar” e que deveria estar almoçando no bandejão, “já que gosta tanto de pobre”. Meu Deus!" – Ancelmo Gois, jornalista – O Globo, 16-10-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário